Ícone do site RPGista

RetroPunk e Secular, novos ares para o RPG Brasileiro

Capa da edição Brasileira de Rastro de Cthulhu


Durante a RPGCon 2010 muitas novidades surgiram na palestra das editoras. Fora do mainstream D&D/Mundo das Trevas/Tormenta tivemos pelo menos duas surpresas muito positivas e originais: o anúncio oficial de Rastro de Cthulhu pela RetroPunk Game Design e do jogo Busca Final pela Secular Games.
Rastro de Cthulhu é um jogo indie que usa o cenário clássico de investigadores sobrenaturais na década de 30 de Lovecraft utilizando o sistema GUMSHOE e uma pegada mais pulp nas aventuras. É vencedor de dois prêmios ENnie de melhores regras e melhor escrita. Para quem cansou de esperar Call of Cthulhu sair por aqui, Rastro de Cthulhu é o jogo perfeito para mestrar jogos de horror e investigação sobrenatural, afinal não há nada mais divertido que acumular pontos de insanidade, certo?
Além do jogo de horror a RetroPunk já faz planos para trazer ao Brasil outros títulos que utilizam o sistema GUMSHOE, como The Esoterrorists, e outros jogos indies, com destaque especial para Spirit of the Century que traz o sistema FATE (que o Shido já comentou a exaustão por aqui). Como a licença do SotC não incluí as ilustrações a editora já fez um chamado as armas por artistas para que enviem seus portfólios.
A Secular Games já chegou na RPGCon com lançamento: a fanzine com uma forte pegada autoral e indie Mamute fez sucesso no evento e trouxe encartado o jogo Tópicos & Trolls, um jogo-paródia da vida virtual do RPGista Brasileiro, e já prometem o jogo Busca Final para este segundo semestre de 2010. Busca Final é um jogo narrativista auto-contido, com início, meio e fim, em que os jogadores intrerpretam guerreiros em busca da magia que desapareceu subitamente do mundo. A Mamute tem um artigo trazendo maiores detalhes sobre o jogo que deve usar um sistema baseado em cartas.
Essa guinada ao indie e ao “faça você mesmo a mudança que deseja” capitaneada pelas duas editoras dá novos ares a publicação de RPGs no Brasil e pode trazer ainda mais autores a arena da publicação independente de RPG. A RPGCon é uma grande e liberal vitrine para lançar um jogo independente hoje em dia com grande repercusão: tratem de se focar em aparecer na próxima RPGCon para a Feira do RPG Independente.
Sair da versão mobile