Ícone do site RPGista

Megaresumão da RPGCon: a vista de fora

Como o Tek deve estar é enchendo a cara com o resto do pessoal no O’Malley’s, que conheço bem a criatura, acho que ficou pra mim fazer um megaresumão aqui dos dias do maior evento do hobby no Brasil. Minhas fontes ficam sendo os twitters da .20 e do Paragons e o e-mail da RPG News do Daniel Talude.
A palestra das editoras estava bem mais cheia este ano, contou com a presença de cinco editoras sendo duas destas dedicadas a jogos indies, além de ter muuuitas novidades. A Daemon Editora anunciou que esta em negociação para publicar o RPG independente Old Dragon, capitaneado pelo portal Paragons e outros blogs de RPG.
A Devir Livraria disse que GURPS 4e: Personagens sai ainda em julho, em preto e branco, mas ainda não decidiram se capa dura ou mole. GURPS 4e: Campanhas deve sair no fim do ano ou início do seguinte. Para o Mundo das Trevas teremos Nova Orleans – Cidade dos Amaldiçoados (em diagramação), Changelings: Os Perdidos (em tradução) e Second Sight (em produção, será traduzido como Sexto Sentido).
Para D&D 4e teremos ainda este ano os dois básicos de Forgotten Realms e Poder Arcano, enquanto para o ano que vem teremos o Livro do Jogador 3 e Dark Sun Campaign Setting (nesta ordem), e a editora paulista também está analisando a possibilidade de trazer a linha D&D Essentials no modelo americano de venda em grandes supermercados (eu acho uma idéia muito, muito boa) e trazer mais livros de 32 páginas como o Livro do Jogador: Raças – Draconatos. Eberron não deve vir ao Brasil enquanto Gamma World, por outro lado, tem mais chances de aparecer.
A Jambô Editora anunciou que vai lançar o Livro da Magia e provavelmente Mecha & Manga e outros títulos da 2ª edição antes de começarem a pensar sobre a publicação de DC Adventures e Mutantes & Malfeitores 3ª edição, mas desistiram de Ultimate Power por causa da 3ª edição. A idéia da editora gaúcha é que não vale a pena lançar um livro puramente de regras que logo estarão desatualizadas.
Para 3D&T Alpha a editora disse que deverá publicar o Manual do Aventureiro Alpha em breve, além de estar em produção MegaCity, um cenário exclusivo para 3D&T Alpha reunindo lutadores de rua, heróis robôs, criaturas sobrenaturais, etc. Também confirmaram que irão lançar Dragon Age RPG, cuja tradução já está completa, no formato original: caixa, dois livros, mapas e dados.
Agora uma notícia meio triste para todos os fãs de Reinos de Ferro aqui no Brasil. Fora os livros já anunciados, nada deve sair até que a Privateer Press faça o novo Reinos de Ferro RPG, que está previsto para 2011 nos Estados Unidos. Portanto não esperem por novidades tão logo para o cenário aqui no Brasil. Mas enquanto uma linha fica estagnada, a Jambô decidiu entrar no mercado de quadrinhos com Dragon’s Bride, o formato e outros detalhes não são conhecidos ainda no entanto.
Finalmente, sobre Tormenta RPG, além do lançamento oficial no evento a Jambô trouxe duas novidades muuito bacanas. Primeiro confirmaram o Escudo do Mestre de Tormenta RPG e adiantaram que ele trará uma aventura encartada e 87 personagens desenhados por Erica Awano (serão marcadores?) e mais tarde apareceram no evento com sandálias oficiais de Tormenta RPG e Holy Avenger! As sandálias poderão ser encomendadas pela Loja Jambô para todo o país em breve mas não consegui pegar nenhuma informação na internet sobre o preço. Ao que parece a idéia partiu do Wallace, um dos organizadores do evento, e é genial. Agora ficam faltando umas camisas oficiais de Tormenta para vender na Loja Jambô também.
Além disso, Reinos de Moreania deve sair como um suplemento para Tormenta RPG, e também deixaram escapar que, embora nada concreto se tenha ainda, receberam uma proposta para criação de um game de Tormenta. Também anunciaram Deus Machina como continuação d’O Caçador de Apóstolos para o ano que vem. Para terminar a ? gigantesca ? parte da Jambô neste artigo falamos da DragonSlayer nº 30, que terá Kick-Ass na capa, uma matéria sobre a cidade de Valkaria e a continuação de Batismo de Gelo, história em quadrinhos de Leonel Caldela e Daniel HDR sobre as origens do grupo d’O Inimigo do Mundo.
Finalmente temos as duas editoras que apostam em produtos indies no Brasil. A RetroPunk Game Design anunciou o jogo Rastro de Cthulhu para o dia cinco de novembro e custando entre R$ 65,00 e R$ 70,00, além de terem comprado as licenças dos jogos indies Don’t Rest Your Head, Don’t Rest Your Mind e Spirit of the Century e estarem em negociação por Dresden Files RPG. Pode parecer muito investimento mas como disse uma vez aqui a licenças de jogos indies são baratas e podem fazer a diferença para uma editora pequena.
A Secular Games, primeira editora Brasileira a participar do mercado americano de RPG em PDF, pretende focar-se em jogos indies e autorais a partir de agora. Começaram lançando o fanzine Mamute #1 na RPGCon, que poderá ser adquirido posteriormente na internet pelos mesmos sete reais do evento mais o frete, e irão lançar o jogo Busca Final no segundo semestre deste ano. Também irão investir em mais livros de apoio sem cenário específico.

Sair da versão mobile