Ícone do site RPGista

Top5 Mais Vendidos 2010

Nos EUA, pelo menos. Lá os varegistas de games, quadrinhos, livros de RPG, grafic novels e todas aquelas coisas legais que a gente sempre quer comprar mais e mais fornecem dados para o site IC2V que de acordo com o Rocha da Área Cinza é “maior referência especializada sobre o mercado de produtos relacionados à cultura pop“. E se ele disse, quem somos nós para negar, não é?

Estes dados são publicados de tempos em tempos trazendo os resultados do trimestre fiscal nos EUA na revista do mesmo, aparentemente, voltada para os próprios comerciantes da área para que possam se inteirar do que anda rolando no seu mercado de atuação. Bem, a ICv2 Guide to Games #71 foi lançada e podemos ver que muito pouco mudou em relação ao mesmo boletim do final do ano passado, muito bem demonstrado pelo Rocha.

Top 5 Roleplaying Games — Q1 2010

Title Publisher
1 Dungeons & Dragons Wizards of the Coast
2 Pathfinder Paizo Publishing
3 Warhammer Fantasy Roleplay Fantasy Flight Games
4 Rogue Trader/Dark Heresy Fantasy Flight Games
5 Dragon Age Green Ronin Publishing

Ou seja, “apenas” a White Wolf caiu fora da lista, dando lugar a tiete do momento, o Dragon Age que se tudo conspirar à favor chegará até o Brasil pela Jambô Editora extraoficialmente ainda este ano. Também é interessante olhar a lista dos Board Games e chorar já que a maioria não existe em lingua portuguesa:

Top 10 Hobby Board, Card, Family Games — Q1 2010
Title Publisher
1 Settlers of Catan Mayfair Games
2 Dominion Rio Grande Games
3 Ticket to Ride Days of Wonder
4 Pandemic Z-Man Games
5 Carcassonne Rio Grande Games
6 Mystery Express Days of Wonder
7 Small World Days of Wonder
8 Munchkin Steve Jackson Games
9 Bang! daVinci Editrice
10 Agricola Z-Man Games

Só eu estou muito curioso com Settlers of Catan? Já ouvi falar muito bem desse jogo, e até campeonato mundial existe. E ele continua em primeiro nesta lista desde fins do ano passado, o que demonstra que a procura de novos jogadores por ele continua em alta (essa foi digna do Capitão Óbvio) . Por fim, neste arremedo de análise mercadológica, vou mandar a lista das minis não-colecionáveis e dos Cards, com um breve comentário adicional após cada item:

Top 5 Non-Collectible Miniature Lines — Q1 2010
Title Publisher
1 Warhammer 40k Games Workshop
2 Warmachine Privateer Press
3 Warhammer Fantasy Games Workshop
4 Hordes Privateer Press
5 Dark Heaven Reaper Miniatures

Warhammer 40k manda! Pudera, é um jogaço, além das miniaturas terem uma grande chance de ficarem boas se você tiver um mínimo de habilidade manual (ou uma esposa que lhe ajude, que é o meu caso). Games Workshop acertou a mão na linha, recomendo procurarem em algum lugar para aumentar seus conhecimentos sobre a mítica de Warhammer que é muito bacana.

Top 5 — Q1 2010
Title Publisher
1 Magic: The Gathering Wizards of theCoast
2 Yu-Gi-Oh! TCG Konami Digital Entertainment
3 HeroClix WizKids
4 Naruto CCG Bandai America
5 Legend of the Five Rings CCG Alderac Entertainment
6 Pokemon TCG Pokemon USA
7 Star Wars CMG Wizards of the Coast
8 D&D Miniatures Wizards of the Coast
9 Vampire: The Eternal Struggle White Wolf Publishing
10 Arcane Legions Wells Expeditions

D&D Miniatures continua aparecendo ali, provavelmente sustentada pelos jogadores da 4E de D&D, já que o jogo de miniaturas em si deixou de existir (ou apenas digivolveu como dizem alguns)… E olha só, alguém ainda joga Magic? 😉

Se ficarem curiosos quanto outros tipos de rank neste sentido, visitem o site da IC2V.

Sair da versão mobile