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Organizando uma Campanha

Na minha opinião, o ponto alto do jogo de RPG é a possibilidade de dar sequência à histórias formando uma campanha de jogo. Ou seja, contar uma longa história em capítulos, jogados em períodos regulares, que trazem os heróis desde o dia em que resolveram sair de casa para conhecer o mundo até o momento em que eles o salvam (ou morrem tentando 😎 )

É fato, porém, que poucos os jogos duram tempo o suficiente para se transformarem em uma campanha de jogo. Muitas vezes outros compromissos acabam pesando sobre os jogadores e o narrador, ou, ainda, a turma acaba ficando de saco cheio, o mestre sem idéias e a coisa perde a graça. Por isso, tão importante quanto começar um jogo é saber dar sequência a ele para que continue sendo divertido e para que o jogador tenha vontade de continuar contando aquela mesma história.

Não sou exatamente um perito no assunto. Apenas duas campanhas minhas vingaram realmente. Uma por e-mail, e uma bastante recente, em que estamos jogando desde o início deste ano, quase que religiosamente todos os domingos. Porém, tirei algumas conclusões baseado no que errei das outras vezes e no que, quero acreditar, estou acertando agora. Quem sabe algumas de minhas opiniões batem com as de vocês? Aliás, espero dicas dos mestres mais gabaritados pra me dar uma força =D

Escolha um Bom Cenário

A graça da sua campanha de jogo depende em grande parte do quão interessante está sendo desbravar o cenário de campanha. Se o mundo de jogo escolhido for chato por antecipação, os jogadores terão preguiça de tentar aprender mais sobre ele e sobre o que está acontecendo no ambiente da partida. Ás vezes, estar familiarizado com um cenário ou ter bastante material à disposição é bom, mas a chance de encontrar coisas novas pode ser muito melhor.

Não tenha medo de Mudar

As vezes seus jogadores acabam tendo idéias que batem de frente com o que você havia planejado. Apesar disto atrapalhar um pouco a contação da história que você havia desenvolvido inicialmente, faça um esforço para que os planos de seus heróis tenham a possibilidade de serem postos em prática. Sei que o NPC que você criou levou lá suas horas de planejamento e você tinha grandes idéias para ele e para sua influência na trama, mas o bacana do jogo, e de uma campanha principalmente, é possibilitar que coisas inusitadas possam acontecer. Se os jogadores quisessem algo linear, estariam jogando video-game.

Interaja com o Cenário e os seus Habitantes

Use momentos recorrentes de outros jogos para chamar os personagens de volta para a trama completa. Traga de vez em quando NPCs de volta à ativa. Não apenas vilões anteriormente derrotados podem regressar como também antigos contratantes podem voltar a fazer contato. Pessoas que prestaram favores aos heróis no passado podem mandar pedidos de ajuda. Os ganchos são muitos, e aproveitá-los pode fazer toda a diferença em uma campanha.

Faça Anotações Precisas

Recordar é viver. A campanha é a história da vida dos personagens de seus jogadores. Se você simplesmente esquece do que aconteceu na última seção de jogo, você deixa de ter uma campanha e passa a jogar um tipo de seriado, com os mesmos personagens, mas em situações distintas. Uma série de aventuras “One Shot” não é exatamente aquilo que os jogadores esperam de uma campanha. Ou, pelo menos, não pode ser chamada da mesma forma.

To Be Continued…

Um dos meus jogadores sempre sai com essa frase no fim das aventuras que compõe nossa campanha, pois sempre que posso incluo alguma cena aleatória fora do contexto óbvio da trama, mas que, eles bem sabem, irá afetá-los no futuro pois está acontecendo em algum outro lugar do mundo. Seja um personagem que recolhe os restos dos inimigos mortos e jura vingança, seja um taverneiro fazendo comentários sobre os feitos dos heróis, pequenos momentos como estes sempre deixam no ar a sensação de que alguma coisa importante está acontecendo, e, melhor ainda, irá acontecer.

Se tudo falhar, Improvise

Sei que não soa exatamente como uma dica, mas serve como uma saída quando tudo parece dar errado para você que está narrando. Se tudo o que você planejou parece ter ido por água abaixo, improvise e mantenha os dados rolando, como se diz.  Se os jogadores resolveram que não estão afim de enfrentar o desafio que você havia planejado e partem para fazer outra coisa, permita que eles joguem o que quiserem, e depois, com calma, arrume alguma ligação – mesmo que remota – com o gancho original. Desta forma, você acaba conduzindo seus players de volta para a trama sem a necessidade de um retcon =)

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