Ícone do site RPGista

Resenha: Reino das Torres

"Eu disse que deviamos ter virado a esquerda naquela montanha!"


Publicado na DragonSlayer nº14, o Reino das Torres de Moreania é uma enorme área desolada e infestada de aberrações, mortos-vivos e construtos insanos, herança de sua civilização destruída em batalha contra Morte Branca, o avatar do Indomável.
Para aqueles que desconhecem, uma pequena lição de história de Moreania: há milhares de anos os Darash chegaram a Ilha Nobre como colonos de outra continente, de onde já haviam esgotado os recursos naturais. Após alguns séculos, este povo conquistou e destruiu toda a natureza na parte oeste das Montanhas de Marfim. Quando tentaram ocupar a parte leste, a Dama Altiva, deusa da natureza, chorou. Seu irmão, o Indomável, deus dos monstros, se enfureceu. O deus enviou seu avatar Morte Branca contra a civilização Darash e a destruiu. Depois disto surgiram os Moreau e a história continua até os dias atuais. Mas vamos nos focar nos Darash.
Os Darash eram uma sociedade urbana e industrial como a nossa própria, e uma crítica a essa nossa sociedade pode ser sentida ao longo de todo o texto, eles tinham fábricas, arranha-céus, construtos mecânicos e outras armas modernas. Também tinham poluição, alta densidade populacional, e a falta de comida e saúde que vem com estes dois, montanha de lixo tóxico e todos os problemas que nós conhecemos tão bem.
Após o Apocalipse, os Darash continuaram a existir, não mais como humanos, mas como mortos-vivos, aberrações e homens-máquina. Estas três novas “espécies” de Darash são personificadas pelos seus líderes: O Marechal Hecatom, um morto-vivo flamejante e antigo líder militar dos Darash; a Doutora Louca, Ammena Anom’lie, criadora das primeiras aberrações do Reino das Torres antes mesmo do Apocalipse causado por Morte Branca; e Bunkman Berenwocket, um cientista criador de golens e meio-golens (provavelmente os últimos Darash ainda “vivos”). Em constante conflito pela supremacia das terras devastadas, a batalha entre mortos-vivos, aberrações e construtos vem garantindo a segurança dos Reinos de Moreania nos últimos séculos.
Falando mais na estrutura da descrição do Reino das Torres, ela é dividida em tópicos que se repetem nas descrições de outras localizações do cenário. Começamos conhecendo sua história trágica de destruição e morte nas mãos de Morte Branca na batalha de milênios atrás, e seu caminho até os dias de hoje. Em seguida temos descrito o clima e terreno árido do lugar e suas fronteiras físicas com outras localizações dos Reinos de Moreania. A população anti-natural do reino é então descrita, assim como seus regentes.
Uma das coisas mais legais da matéria provavelmente são os micro-contos com depoimentos dos três líderes dos Darash atuais, onde eles discursam sobre suas convicções e objetivos. Estes pequenos contos ajudam a definir muito da personalidade dos três vilões mesmo sem maiores descrições dos próprios.
As cidades de destaque dos Darash atuais são: Zuggt, lar da Doutura Louca e suas aberrações; Argondar, antigo centro militar dos Darash hoje governado pela Marechal Hecatom e suas hordas de mortos-vivos; e finalmente Steelcog, cidade-máquina povoada por construtos e meio-golens, governada pelo cientista meio-golem Bunkman. A geografia peculiar do Reino das Torres vem em seguida, com suas ruínas gigantescas de cidades que se conectam umas as outras, as enormes colinas de detritos, obviamente antigos lixões Darash, e os antigos rios e lagos, hoje apenas pântanos tóxicos além da imaginação.
E para terminar temos descritos os encontros possíveis para aventureiros nestas terras. Obviamente, mortos-vivos, aberrações e construtos são as maiores ameaças. O Reino das Torres é um lugar ideal para desafiar aventureiros de médio e alto nível em Moreania, normalmente escassa de desafios para alto nível (só para se ter uma idéia, a conjuradora mais poderosa do cenário é de 15º nível).
As ilustrações são de Ig Barros, hoje Ig Guará, quadrinista da Marvel e da DC nos Estados Unidos, e são sensacionais e realmente capturam o clima do lugar. Destaque para a ilustração de abertura da matéria, que traz um encontro típico de aventureiros Moreau nas terras devastadas dos Darash.
DragonSlayer nº 14 (Editora Escala).
64 páginas coloridas, capa mole.
R$ 8,90 ou R$ 8,00 na Loja Jambô.
Sair da versão mobile