Ícone do site RPGista

Soul Eater 3D&T – Cenário

E a adaptação está quase completa!! Agora, detalhes sobre o cenário de Soul Eater, focando na Deathcity, na Shibusen e com dicas de narrativa.
O Cenário:

“Resumindo, somos a organização que mantém a segurança do planeta. Agora, porque somos uma escola… Bom, isso não interessa.”

Shinigami-sama, sobre a Shibusen.

A Shibusen por fora

O mundo de Soul Eater é como o nosso mundo atual, porém com certos aspectos sombrios, e a presença de magia. A Escola Técnica Shinigami para Armas e Artesãos (Shinigami Buki Shokunin Senmon Gakkou no original), também chamada de Shibusen, localizada na cidade de Deathcity, no estado americano de Nevada, é o ponto de partida para a maior parte das armas e artesãos, onde recebem treino, aulas teóricas e suporte, além de serem ordenados para missões pela diretoria. Ter a Shibusen como Patrono poderia representar esse suporte, sendo que missões especiais ou mais perigosas que a média são diretamente acompanhadas por um professor. É uma boa idéia que o mestre permita adquirir a Shibusen como Patrono gratuitamente, sem gastar pontos. Os estudantes e funcionários da Shibusen são graduados de 1 à 3 estrelas, e dependendo do número de graduações que ele tiver terá acesso à mais recursos da escola. A maioria dos alunos são artesãos ou armas de apenas 1 Estrela; personagens mais avançados, como os membros do Spartoi (visto apenas no mangá; inclui Maka, Soul e os outros protagonistas), possuem 2 Estrelas; e funcionários já experientes, como Sid e Stein, são considerados 3 Estrelas.

Instalações internas:

Biblioteca: a Shibusen possui uma grande biblioteca com pelo menos três andares, com os mais diversos tipos de livros disponíveis. Espalhadas pelos andares, há diversas mesas para estudo. Os livros são catalogados em Níveis de 1 à 4; os livros de Nível 1 podem ser consultados por qualquer pessoa, porém livros de Nível 2 apenas por artesãos 3 Estrelas. Livros Nível 3 só podem ser acessados por funcionários, enquanto de Nível 4 apenas por artesãos especiais ou Deathscythes.

Boletim de missões e Recepção: um dos locais mais movimentados da escola, é onde os estudantes e funcionários retiram suas missões. As missões são escritas em placas que ficam pregadas em um mural, e qualquer aluno pode retirar a placa com a missão de seu interesse e entregar na Recepção, onde é feita uma verificação antes e depois da tarefa. Há uma boa variedade de missões, que podem envolver eliminar um Humano Corrompido e recolher seu Ovo de Kishin, recuperar um Artefato Demoníaco (como são chamados os itens mágicos no mundo de SE), ou mesmo missões de infiltração e espionagem; por isso, certas missões possuem pré-requisitos anotados na placa, como a habilidade de sentir Ondas de Alma.

Cantina: sempre lotada, a grande cantina da Shibusen atende professores e alunos todos os dias.

Enfermaria: é aqui onde os doentes e feridos são tratados. Normalmente é Nygus quem cuida da enfermaria, mas em casos especiais o Dr.Stein pode ser chamado. Possui a aparência de um típico quarto de hospital, com muitas macas ao longo da sala.

Pátios: há diversos pátios na Shibusen, tanto internos quanto externos. Muitas vezes esses pátios são usados para treinos de lutas entre os alunos, porém esses combates devem sempre ter a supervisão de um funcionário. Próximo da Shibusen também há uma floresta, usada pelos alunos para treinar. Também há uma área destinada às aulas de Educação Física, com quadras, pistas de corrida e vestiários.

Salas de Aula: amplas e espaçosas, lembram mais salas de palestras que salas de aula, com balções circulares com ascentos para os alunos e um palanque para o professor. Todas as salas possuem grandes janelas com vista para a área externa, e um professor-representante (o professor-representante de Maka e Soul é o Dr.Stein). Os alunos possuem livre acesso à essas salas mesmo fora do horário de aula.

Sala do Shinigami-sama: uma das salas mais peculiares da Shibusen, são os aposentos do Shinigami-sama. É uma das maiores salas da escola, com um teto muito alto, e possui uma estranha pintura de céu na parede, em contraste com as muitas lápides e cruzes negras espalhadas pelo chão. No centro há um espelho, que o Shinigami-sama usa para observar qualquer lugar do mundo (funciona com uma Bola de Cristal, permitindo que se observe qualquer lugar conhecido) e para se comunicar com alunos e funcionários. Para fazer contato com o Shinigami-sama, deve-se embassar um espelho e escrever nele os números 42-42-564 (em japonês, são lidos shini-shini-goroshi, a mesma leitura de “morte-morte-assassinato”) – o Shinigami-sama será refletido no espelho em que os números foram escritos, e as pessoas que estejam olhando para o espelho serão refletidas no espelho da sala pessoal dele. Muitas vezes, o Shinigami-sama está acompanhado de Spirit, sua Deathscythe pessoal, ou algum funcionário como Sid ou Stein.

Deathcity:

Deathcity envolvida pela alma do Shinigami-sama

A cidade onde se localiza a Shibusen fica nos Estados Unidos, no estado de Nevada. Possui uma arquitetura que lembra a Europa dos anos 1800, e seus estabelecimentos possuem nomes que fazem referência ao sobrenatural, como o café Deathbucks e o clube cabaret Chupa?Cabra’s. Mesmo sendo o lar do Shinigami-sama e da Shibusen, ainda não está livre de ameaças – Humanos Corrompidos espreitam nas ruas e bruxas se escondem por perto.

Mestrando no Mundo de Soul Eater

Numa campanha de Soul Eater, o mestre deve tentar passar o clima do animê/mangá para os jogadores. Apesar de ser como o nosso mundo, possui certos aspectos sombrios – após a libertação de Asura, a insanidade passou a espreitar todos os lugares.

Lugares tomados por Kishins em geral se tornam escuros e deformados, já indicando a presença maligna que os assola. Os adversários devem, de alguma forma, parecerem loucos – afinal só chegaram no estado em que estão agora devido a isso. Ovos de Kishins podem livremente serem usados como “monstros da semana”, porém é necessário observar que bruxas devem ser mais do que “chefes de fase”. Da mesma forma que Medusa e Arachne, muitas comandam organizações e conduzem experimentos, tendo grandes interesses por trás de suas ações.

Apesar disso, o clima de Shounen e de escola não deve ser esquecido – os esforços e treinos dos personagens sempre devem ser recompensados. A vitória sobre um “chefe de fase” deve ser após uma luta difícil, que provavelmente só ocorrerá depois que novas técnicas sejam obtidas e que haja um amadurecimento dos personagens, algo que é bem evidente em Soul Eater – no início, Soul é bem bagunceiro e gosta de aparecer, sempre fazendo algo indevido com Black?Star, porém depois de adquirirem responsabilidades ambos se vêem obrigados a crescer para poderem lidar com suas novas capacidades.

Outra coisa que o mestre deve prestar atenção é a relação artesão-arma. Em vários pontos do anime, é ressaltado como é importante possuir uma boa sincronia com seu parceiro, porque isso não só resultaria em um melhor desempenho em combate como também em uma facilidade maior para usar as técnicas das ondas de alma. Caso o mestre queira, pode oferecer mais bônus e redutores além dos sugeridos no kit Artesão para demonstrar a sincronia entre o artesão e a arma.

Uma aventura em Soul Eater pode ser simplesmente dar cabo em um humano corrompido e remover a mácula da insanidade de algum lugar ou caçar uma bruxa, recuperar um artefato demoníaco (objeto mágico) antes de alguma força rival, ou então algo mais complexo, envolvendo organizações de vilões, permitindo missões de infiltração e espionagem. Defina o tipo de campanha que é melhor para o seu grupo, e lembre-se sempre de ouvir a batida da alma…

Sair da versão mobile