Ícone do site RPGista

Redes Sociais de RPGistas

Aparentemente, a nova tendência para os sites em geral, não apenas relativos a RPG, e a formação de uma rede social dentro de seu próprio domínio. Isso não é exatamente novidade, pois os fóruns e afins já existem há muitos anos e cumpriam de certa forma esta função. Porém, o formato acabou mudando. Sai de cena a idéia rígida de controle e a cadeia hierárquica entre os usuários e entra em ação a possibilidade de que cada um cuide de seu próprio espaço dentro do site.

Creio que a primeira tentativa deste sentido foi realizada pelo povo “politicamente correto” do Bom é Jogar RPG, que contava até com singles unindo todos em torno da causa, felizes e de mãos dadas enquanto cantavam. Com o passar do tempo, aparentemente a iniciativa acabou ficando um pouco de lado, e não tenho notícias de novas ações há pelo menos alguns meses.
Semana passada, anunciando o retorno do Paragons, o Quarteto Paragônico acabou trazendo consigo uma surpresa: o Plug, que possui uma plataforma mais limpa do que o Ning usado pelo BEJRPG, num tipo de Facebook do site. Apesar de estar ainda com alguns galhos, aparentemente vai ser um novo ponto de encontro da galera, substituindo o Twitter que substituiu as Listas de Discussão que substituiram as cartas convencionais… bem, vocês entenderam.
E hoje cedo a Daemon anunciou sua própria plataforma Ning, para substituir seu fórum que já foi um dos maiores da Internet antes de morrer de inanição por falta de usuários (ou de lançamentos da Editora, vai saber hehe). Apesar de estar cadastrado em todas estas plataformas, não sei até que ponto o usuário de internet que visita blogs tem tempo para outra rede social. A maioria fica apenas no orkut (que também tem todo um público interno que não se mistura com as demais mídias). Somando-se Fóruns ainda ativos (como o da Jambô, da Spell ou da Rede) a mais todas estas plataformas, não estamos talvez dividindo demais a informação e sobrecarregando o leitor?
Só o tempo dirá =D

Sair da versão mobile