Ícone do site RPGista

Resenha: Monstronomicon

O Lich de Ferro em uma aparição sensacional na capa do livro


Este bestiário de criaturas é facilmente um dos melhores já publicados no Brasil. Não é a toa que venceu quatro ENnie’s nos Estados Unidos, o prêmio de maior prestígio do mundo do RPG, de melhor ilustração de capa a melhor suplemento de monstros. Publicado pela Jambô Editora no Brasil em 2008, forma a tríade dos livros básicos dos Reinos de Ferro, junto ao Guia dos Personagens e ao Guia do Mundo.
O Monstronomicon é um livro criativo, meio livro de contos, meio livro de criaturas. Teoricamente um livro de autoria do estudioso Viktor Pendrake, provavelmente o personagem mais icônico do cenário, cada monstro é apresentado por um pequeno relato de um encontro com o estudioso e professor de zoologia fantástica da universidade de Corvis. Também acompanham cada criatura suas estatísticas de jogo, informação de como lutam e descrições de seus poderes e um comparativo entre seu tamanho médio e um humano comum.
A parte mais bacana provavelmente fica para as Lendas & Fatos: informação que um personagem pode adquirir sobre a criatura com pesquisa e testes de perícia adequados (como da nova perícia Conhecimento de Criaturas). Cada monstro vem acompanhado de conhecimento Comum, Incomum, Raro e Obscuro, que podem servir de aviso a aventureiros sobre seus poderes ou mesmo suas origens.
As descrições em forma de relatos do professor Pendrake são muito gostosas de ler e servem perfeitamente bem ao seu propósito. O olhar acadêmico do professor é temperado por um humor sóbrio de quem já viveu e lutou muito, e às vezes você se pega gargalhando com alguma passagem mais cômica ou mesmo sérias, mas que fazem referência a casos clássicos de qualquer mesa de jogo. As ilustrações do livro são sóbrias e variando do mediano ao espetacular, todas cumprindo sua função com maestria, não foi por menos que levou o ENnie de melhor arte interna e melhor projeto gráfico.
As criaturas apresentadas algumas vezes são revisões de monstros clássicos como dos trolls, que nos Reinos de Ferro são subdivididos em quase uma dúzia de subraças, os dragões e os lich de ferro, enquanto outras são completamente típicas do cenário como o dilacerador espinhento (até o nome já dá dano!) e o velho do pântano.
Os dragões, aliás, mereceram a descrição mais completa do livro. São quase inexistentes nos Reinos de Ferro, mas cada exemplar é tremendamente poderoso, com níveis de desafio no mínimo acima de 30. Não, você não encontra a ficha de Lorde Toruk aqui, apenas de três de suas crias. Cada uma delas pode servir de tema para uma campanha épica inteira facilmente.
Depois das mais de uma centena de criaturas, há uma descrição breve de cosmologia do cenário e das ordens infernais existentes. Esta parte é realmente bem breve, combinando com o próprio desconhecimento dos immorenenses sobre o tema. Em seguida, somos apresentados ao próprio professor Viktor Pendrake, um dos poucos personagens com histórico e ficha completa nos livros do cenário.
O livro termina com três classes de prestígio para aventureiros de Immoren, o Estudioso Aventureiro, cujo maior ícone é o próprio professor Pendrake; o Moedor de Ossos, que utiliza ossos de criaturas que caça para aumentar seu poder arcano; e o Caçador de Monstros, bastante explicativo no título. Cada classe de prestígio tem o mesmo modelo de apresentação que se vê no Guia de Personagens. Uma apresentação mais geral, então outra destinada aos Reinos de Ferro, características da classe e então alguns personagens notáveis dos reinos que pertencem àquela classe.
O Montronomicon, ao contrário dos dois Guias, não é um livro realmente obrigatório para se jogar no cenário. Você pode muito bem usar apenas o Livro dos Monstros de D&D 3.5 no lugar. Mas se fizer isto irá perder uma parte importante do charme do cenário.
Monstronomicon (Jambô Editora).
240 páginas P&B, capa dura.
R$ 55,00 com frete grátis na Loja Jambô.
Sair da versão mobile