Ícone do site RPGista

Adaptações – Parte 04

Idéias Para Campanhas

Por alguma razão, a maioria das campanhas baseadas em animes e mangás segue quase que fielmente o roteiro da série original, apenas substituindo os protagonistas pelos personagens dos jogadores. Claro que não é nem um pouco errado jogar assim, mas isso é só uma das muitas possibilidades. Praticamente todos os cenários oferecem algo a mais para ser explorado pelos mestres e jogadores. Vou citar alguns exemplos de animes bem conhecidos.

a) Dragon Ball Z: Além da série normal, existem outras opções como a guerra dos Sayajins contra o Grande Freeza, a “grande catástrofe” em Namekusei, o futuro de Trunks (onde Goku morre e os andróides dominam) ou até mesmo duzentos anos no futuro – cenário onde se passará o game Dragon Ball Online.

b) Fullmetal Alchemist: Além de existirem duas séries, (Fullmetal Alchemist e o novo Fullmetal Alchemist: Brotherhood) há a guerra de Ishval e todas as demais guerras que aconteceram anteriormente.

c) Cavaleiros do Zodíaco: É sugerido que desde os tempos imemoriais os cavaleiros de Athena lutam contra os Espectros de Hades. É também a idéia básica de mangás como Saint Seiya: Lost Canvas e Saint Seiya: Next Dimension. Cavaleiros da Athena na idade média ou até na pré-história poderiam render alguma coisa!

Além disso, mudanças no próprio clima podem render ótimas campanhas. Imagine Sakura Card Captors com um clima bem sombrio, quase de terror, com as cartas Clow causando verdadeiras catástrofes na cidade, e vilões cruéis e assassinos atrás delas…

Adaptações Impossíveis

Coisas que eu nunca consegui jogar e não tenho nem idéia de como adaptar. Aceito sugestões!

a) Serial Experiments Lain: Um anime completamente surreal, beirando o incompreensível. Praticamente impossível criar o clima correto.

b) Death Note: Embora as regras em relação ao próprio Death Note sejam facilmente adaptáveis, Seria praticamente impossível que seres humanos comuns (como a maioria dos jogadores e mestres) conseguissem seguir a lógica abstrata de Raito e L. Todavia, pode ser interessante para quem estiver a fim de seguir um rumo diferente. (o Death Note no mundo de Arton? Talvez, quem sabe…)

c) Gundan Wing: Ok, muitos podem achar que não, mas toda a atmosfera política que existe em Gundan Wing está longe de ser facilmente administrável por um único mestre. Confesso que já tentei, mas era um empenho tremento preparar uma aventura.

Sair da versão mobile