Ícone do site RPGista

Desvantagens São Legais

Volta e meia, conversando nos Fóruns e Twitters da vida, ouço reclamações de mestres e narradores de sistemas que utilizam-se da mecânica das Desvantagens e que estão descontentes com a maneira com que seus jogadores “apropriam-se” dos pontos negativos com os quais estes sistemas premiam quem as adota e assim que a aventura começa, ignoram completamente sua existência.

Seja Ruim No que Faz!

Casos clássicos não faltam: em 3D&T, principalmente, quem nunca teve em sua mesa um Insano Homicida que “esquece” de matar algum personagem importante, ou um cavaleiro repleto de Códigos de Honra que na hora da batalha sai cortando cabeças de goblins sem nem pensar duas vezes? E a lista vai longe: Incultos que resolvem enigmas, Amaldiçoados que pensam em “desculpas” para escapar da própria limitação… ou os velhos Inimigos que jamais davam as caras na aventura. Verdadeiras máquinas de pontos extras.

O Sistema 3D&T Alpha tentou minimizar este tipo de situação eliminando certas desvantagens, como a própria Inimigo (o que eu achei uma solução meia boca…) que agora é uma vantagem de um ponto. Mas, por mais que os criadores de jogos pensem em como acabar com este tipo de apelação, jamais iremos conseguir desvendar todos os planos malignos mirabolantes dos jogadores no que diz respeito a “dar um jeitinho” nas regras.

Pensando nisso, o Inominattus orgulhosamente (cooof) apresenta algumas idéias e sugestões para que você, como narrador, consiga convencer seus personagens que a Desvantagem pode ser tão legal para o personagem quanto as Vantagens Ultra Poderosas que enchem seus PJs de poderes (e esvaziam seus inimigos de Pontos de Vida). Estas são apenas algumas dentre várias soluções que possam ser buscadas em equipe. E lembre-se sempre:

O Mestre tem total direito de podar e proibir qualquer apelação de regras provenientes dos jogadores (escutei um aaaah ao fundo). E ele não faz isso por que é um egocêntrico sem mãe em que o poder de mudar o destino dos personagens subiu pra cabeça. Ao contrário, ele quer que todos na mesa se divirtam da mesma forma.

Você, como jogador, também deve fazer sua parte. Não espere o mestre ficar cobrando e punindo seu personagem cada vez que você “esqueceu” que tinha alguma desvantagem (como Munição Limitada). Seja o primeiro a lembrar-se delas e ajude o jogo a fluir melhor. Vamos lá, começando com minhas favoritas (depois se eu pegar o Manual eu penso em outras):

Inculto: Basicamente, você é burro. Essa é bacana exatamente por que gera personagens burros. E não subestime o quão idiota e engraçada pode ser a presença de um destes em uma mesa. Se o seu jogador é do tipo que gosta de fazer piadas e que só acorda mesmo na hora de surrar alguém, essa desvantagem foi feita pra ele. Não espere a falha nos dados pra fazer idiotices. Erre feio antes mesmo de rolar qualquer coisa.

Insanos (diversos): Sem mais nem menos, você é um louco. “Insano” sempre gera confusão em mesa por que é meio complicado definir o que é uma insanidade. Vide os Malkavianos Palhaços que choviam nas mesas e lives de Vampiro. Mas ser insano pode ser muito mais legal do que inicialmente possa parecer. Uma dica muito bacana é adotar uma Fobia Grave ou Diferente ou mesmo uma Obsessão como sua insanidade. Sempre gera um roleplay bacana (e te permite rir maquiavélicamente em mesa).

Fetiche: Não é nada pervertido. Basicamente, sua magia só funciona se você tiver alguma coisa pra canalizar o mana. Pra magos, é uma das mais legais. Eu escrevi uma história sobre um mago que só conseguia lançar magias se tivesse contato com a madeira. Foi muito bacana a forma como em vários momentos ele precisou improvisar seu Fetiche (com remos, o assoalho do navio ou galhos, só pra começar).

Códigos de Honra: esta é uma das mais usadas, por ser bastante ampla e geralmente estar dentro do esperado para um grupo de heróis (não mentir, não trapacear, não matar…). Mas é importante que o Mestre não permita que a desvantagem seja esquecida “oportunamente” pelos personagens mais espertinhos. Ao adotarem um Código, tenham em mente que, para seus personagens, aquilo é mais do que a Lei. É uma questão de Honra!

Modelo Especial: Você é muito maior (ou menor) que o padrão humano. Esta, assim como Inculto, gera várias situações diferentes e bastante divertidas em jogo. Como a dificuldade de se conseguir transporte, alimentação e até mesmo um quarto pra passar a noite. Meu ogro vivia dormindo nas estrebarias junto com os cavalos por causa disto. E isso fazia dele alguém que sempre era lembrado pelos amigos depois de algum tempo.

Estas são apenas algumas, dentre várias. O importante é notar que a presença da Desvantagem não é meramente uma forma de se aumentar um pouco mais os atributos de base dos personagens, mas sim para ilustrar em regras alguns dos problemas e defeitos que todos nós possuímos, e o que nos torna únicos. Pense em como aquela Fúria na sua ficha pode ficar bacana como ferramenta de roleplay e tire o máximo proveito de seu Personagem. Com certeza ele ficará muito mais memorável do que um mero amontoado de Pontos de Combate.

Sair da versão mobile