Dicas para Mestres
Todo começo de ano, eu vejo as pessoas fazerem planos e promessas. Como não podia ser diferente, o mesmo acontece com os mestres de RPG, que se metem a arquitetarem novas campanhas. A coisa normalmente começa bem, tanto pela empolgação dos jogadores como pelo tempo disponível, mas o fim das férias de janeiro inevitavelmente afunda tal empreitada e todos ficam com aquele gosto amargo na boca.
Como eu mesmo fui vítima deste mal por mais de uma vez, decidi reunir algumas dicas para que o grupo aproveite melhor este tempo.
- Aproveite a primeira sessão para criar os personagens dos jogadores em conjunto, montando históricos com ligações e se apropriando tanto dos Ganchos como dos PdMs que surgirem. Apesar de parecer um desperdício de tempo, este método fornece muitos elementos para o mestre e cria uma cara para o grupo.
- Defina de antemão os horários para o começo de cada sessão, chegando a um consenso entre o grupo. Afinal, nada é mais frustrante do que esperar 2 horas para começar a aventura por causa de um jogador atrasadinho.
- Evite planejar sagas grandiosas, que demandem 10 ou mais sessões. Por maior que seja a empolgação inicial do grupo, dificilmente vocês vão conseguir terminá-las. Mini-Campanhas, com objetivos definidos, que se estendam de 3 a 6 sessões, são uma escolha mais próxima da realidade.
- Utilize eventos, PdMs e até personagens de campanhas passadas, afinal de contas recordar é viver e este é um dos melhores momentos para se fazer isso. Não existe nada que um jogador goste mais do que saber que as ações de seus personagens passados afetaram o mundo, ou de rever um PdM marcante.
Neste final de semana, eu devo reiniciar novamente o ciclo, começando mais uma campanha de férias. Vou tentar seguir as minhas próprias dicas e depois escrevo aqui as minhas impressões sobre tal empreitada. No mais, fiquem a vontade para acrescentar outras dicas sobre o assunto.