Ícone do site RPGista

Mini Six: D6 System em versão light

Recapitulando: o D6 System foi usado no Star Wars RPG publicado pela West End Games — linha que posteriormente passou para a WotC e ganhou nova versão sob o sistema d20. Recentemente, o sistema foi aberto, e, conforme noticiado pelo Shingo, pode-se baixar gratuitamente o SRD do sistema, que inclui os três módulos principais: D6 Adventure, D6 Fantasy e D6 Space — este último sendo o Star Wars RPG com o material descritivo da franquia subtraído.
Agora que estamos na mesma página, prossigamos. O pessoal da AntiPaladin Games (ô nomezinho pela-saco…) elaborou uma versão condensada do sistema, batizada de Mini Six, resumindo as mecânicas já simples em compactas 7 páginas. Na primeira, temos informações sobre Atributos, Perícias, uso dos dados, Testes, Combate e Dano. A segunda traz Experiência, Cura e Perks — as “vantagens & desvantagens” do sistema. Na terceira, veículos, suas estatísticas e regras — combates e perseguições. Nas páginas 4 e 5, regras para magia e feitiços propriamente ditos. Na sexta página, inimigos e seus blocos de estatísticas. A sétima traz mais inimigos (1/3 do espaço), bem como regras opcionais para complexificar as coisas, se assim desejado. (A oitava página traz o documento da licença aberta.)
A informação é direta e bem apresentada — os blocos de oponentes são especialmente simpáticos —, sendo possível aprender o sistema em uma única sentada e já sair jogando. Se você sempre teve curiosidade em relação ao tal D6 System, mas tinha medo — ou, mais seriamente, preguiça em ler um livro de sistema inteiro apenas para experimentá-lo — esta versão lite pode facilitar sua empreitada.
Download do Mini Six (266k)

Sair da versão mobile