Ícone do site RPGista

Profissionais não trabalham de graça

Hoje vi uma chamada de “trabalho” com algumas das velhas mentiras que se conta para as crianças ficarem impressionadas. “Seu trabalho não será remunerado, mas lhe dará visibilidade no mercado de RPG”!
Balela das grossas. Está vendo o título ali em cima? Pois é. É fato inquestionável. Profissionais são pessoas que trabalham em troca de dinheiro. O trabalho voluntário só te qualifica para mais trabalho voluntário. Visibilidade você adquire com o tempo no mercado de trabalho ou, se você realmente quiser mostrar seu trabalho de graça na internet por um tempo para conseguir um pouco de prestígio com o consumidor, montando seu próprio blog ou entrando para um site sério.
Apenas para vocês terem uma idéia de como funciona em sites sérios: quando escrevia para o Ambrosia, o Salvador Camino, dono do site, me colocou a par de como funcionaria nossa sociedade no site: ele aguentaria os custos de manutenção do site e nos entraríamos com nosso trabalho duro para atrair visitas. Quando o dinheiro da publicidade começasse a entrar, pagar os custos e a dar lucro, nos receberíamos de acordo com nossas contribuições. Isto é um contrato sério, onde o trabalho é usado como investimento para participação em lucros futuros.
Sites sérios também são sinceros. A Fale RPG, por exemplo, não tenta enfeitar um pedido de ajuda com baboseira. Eles não ganham dinheiro e nem tem perspectiva de ganhar no futuro e não hesitam em dizer que é trabalho voluntário. Sem apelar para baboseiras como “visibilidade” e “mercado”.
Em última instância vale o bom senso: que tipo de visibilidade você vai conseguir trabalhando para um homem que é uma máquina de se queimar ao ponto de distribuidoras se recusarem a trabalhar com títulos dele? Pense nisso.

Sair da versão mobile