Ícone do site RPGista

Wizards vence disputa jurídica contra piratas

De acordo com notícia do Seatlle Times reproduzida no EN World, dois dos oito processo que a Wizards of the Coast movia contra responsáveis por piratear seus livros na internet terminaram em acordos. Thomas Patrick Nolan e Arthur Le aceitaram em pagar multas de 125 e 100 mil dólares para a gigante do RPG, respectivamente. Há ainda um terceiro acordo sendo costurado no valor de quase 50 mil dólares, entre multa e taxas legais, com o réu Mike Becker.
Todos os três processos têm relação com cópias digitais piratas do Player’s Handbook 2 colocadas pelos réus em sites de compartilhamento de arquivos em abril. Outros cinco processos continuam em tramitação, incluindo dois contra réus residentes em outros países, um contra o Filipino Stefan Osmena e outro contra o Polonês Krysztof Radzikowski. A identidade de outros três réus continua desconhecida.
Me surpreendi um pouco com a velocidade da disputa legal, que durou poucos meses, já que no Brasil, além de um processo do tipo poder se arrastar por mais de dez anos, ainda não há legislação referente a crimes digitais. Mas me causou mais surpresa a presença de dois estrangeiros entre os réus, não sei se há algum tipo de acordo entre os três países em questões legais do tipo, mas parece mais que a Wizards quer azucrinar a vida dos dois impedindo sua entrada nos Estados Unidos no futuro sob pena de prisão.

Sair da versão mobile