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E quando os jogadores se recusam a colaborar entre sí?

Você tem jogadores que se recusam a trabalharem juntos, como um grupo de verdade. E agora?
Eu não acho que os PCs devam trabalhar juntos o tempo inteiro. Às vezes um PC ter uma motivação própria, que seja contrária ao grupo, rende excelentes sessões de jogo.

Acho alguns personagens de amigos são legais justamente por causa disso. Magos inescrupulosos, ladrões gananciosos e anões rabugentos. Todos tiveram papéis importantes nas minhas mesas de jogo.
Mesmo assim, já presenciei situações em que o jogador extrapolava o simples roleplay, chegando ao ponto de atrapalhar o andamento das aventuras.
O sujeito se acha o espertalhão, hilário, power rpgista, com ficha mais bem feita que já existiu. Alguns tentam desafiar o mestre, enquanto outros criam caso com os demais jogadores.
Para tentar solucionar o problema, antes de mais nada, o melhor é tentar explicitar as possíveis causas para esse comportamento:

Eu te odeio

A primeira vez que aconteceu comigo foi há muito tempo, quando dois jogadores não se suportavam na vida real, e acabavam levando para a mesa de jogo sua falta de coleguismo.
Durante as sessões os 2 sempre acabavam como antagonistas, estragando os planos um do outro, roubando/escondendo itens/informações importantes para o outro, etc. Comportamento que muitas vezes acabava por atrapalhar o andamento da trama.
Inevitavelmente, o grupo rachou pela metade por causa dessas duas criaturas.

Eu acho engraçado

Outra vez que isso me aconteceu foi quando um jogador achava hilário sacanear/atrapalhar os demais.
No início realmente era engraçado, mas quando você faz isso o tempo todo, torna o jogo chato.
Tentar dar em cima da personagem da colega é legal, fazer isso durante o combate não.

Eu gosto de porrada

E quando o jogador gosta de mostrar que o PC dele é melhor que o dos outros? O sujeito gosta de competir, imaginar sangue jorrando na parede e ver os amigos passando horas refazendo a ficha para o novo PC.

Esse tipo de jogador é aquele que liga o modo PK nos MMORPG e sai destruindo tudo/todos que encontra pelo caminho, gosta de jogos de estilo arena e corridas ao tesouro.
Não tenho nada contra esse tipo de jogo, só que nem sempre é isso que o restante do grupo tem vontade de jogar.

Eu interpreto melhor que vocês

O sujeito cria um personagem que não se dá bem com os demais, seja um elfo no meio de um grupo de anões, um PC com personalidade solitária, com crenças diferentes dos demais, etc.
O problema surge quando a interpretação é levada ao extremo, e o jogador esquece que a diversão de todos deve vir antes do que estiver escrito no papel.

“Um paladino andando com um ladrão?!
Qual é… No mínimo eu tenho que levar o sujeito pra cadeia, ao invés de ficar passando sermão.”

Eu quero ser o líder

Já vi situações em que o jogador se recusa a seguir certas idéias puramente porque não agüenta seguir a liderança de outra pessoa.
O problema aparece quando a outra pessoa tem boas idéias e o jogador problemático não. Ele resolve se opor as idéias simplesmente porque não vieram dele, e não pelo mérito.

Eu não sei como agir

Mais recentemente, vivi a questão dos novatos no RPG.
Iniciantes podem não saber como cooperar no jogo, estando acostumados aos muitos jogos competitivos que todos conhecemos (WAR, Banco Imobiliário, Detetive, etc). Isso faz com que tenham um comportamento competitivo na própria sessão de jogo.
Juntar mais itens que os demais, ou moedas de ouro, ou mesmo assassinar outros PCs sem motivo para tal.
Outra possibilidade é o jogador estar acostumado com outro estilo de jogo, que não o seu. E isso pode não ser bom, já que ele tende a repetir o que era feito na mesa anterior.

No próximo artigo vou postar idéias de como tentar contornar/solucionar esses problemas.

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