Psychic's Handbook: à venda novamente


A Green Ronin re-lançou mais um de seus antigos títulos d20 sob o novo selo 3rd Era, o Psychic’s Handbook. 3rd Era é o selo que substitui o antigo d20 System (que deixou de existir após a GSL), mas quer dizer a mesma coisa — o livro é compatível com a 3a. edição do D&D, e funciona em conjunto com os livros básicos da mesma.
A premissa do livro é a de que poderes psíquicos não precisam funcionar exatamente como a magia do D&D — como ocorre com os psionics, os usuários oficiais de psi do D&D –, utilizando um sistema baseado em perícias, talentos e dano não-letal (que descrevo em mais detalhes neste artigo sobre sistemas de magia d20). É o sistema deste livro que serviu de base para o sistema de magia do Blue Rose e, posteriormente, do True20 (o que não é de estranhar, já que os três livros compartilham o mesmo autor, o Steve Kenson, o mesmo do M&M).
O título apresenta a classe básica Psychic (que, dados seu BBA e DV um pouco mais robustos, e poderes mais livres, serve como ótima alternativa para o feiticeiro) e as Classes de Prestígio Beastmaster (especializado em comunicação e controle telepático de animais), Fire-Starter (psicocinético focado em efeitos do elemento fogo), Ghost Stalker (guerreiro treinado no combate de criaturas incorpóreas), Mind Hunter (caçador de psíquicos, com diversas habilidades anti-psi), Psychic Adept (um monge psíquico alguns anos à frente da 4e), Psychic Healer (especializado em poderes psíquicos de cura) e o Modern Psychic (uma advanced class para uso com o d20 Modern). Seguem 45 psychic skills (os poderes psíquicos propriamente ditos), 21 talentos psíquicos, itens “mágicos” construídos a partir de poderes psíquicos, impressões psíquicas (poderes presos a um local, dão boas armadilhas), o modelo psychic construct, e material suplementar como regras opcionais e material descritivo, que discute pontos como interação entre magia e psi, aventuras focadas em psíquicos, psíquicos dentro do cenário de jogo…
O livro possui 84 páginas (21,59 cm x 27,94 cm), impressão P&B, e sai por U$ 19,95 no Lulu.com (impresso) ou por U$10,00 na loja da Green Ronin (pdf).

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Tek disse:

    Esse sim parece um psi mais bacana. Vou procurar o livro.

  2. Arquimago disse:

    Parece interessate! Pore estou jogando a 4ed e Esperando o suplemento do M&M para jogos medievais, com esse suplemento nem vale a pena,certo?
    Só se jogasse a 3.x, certo?
    Mas a parte descritiva deve valer de qualquer maneira.

    • Shido disse:

      Então, vale *mesmo* a pena para quem joga o 3.5 "padrão" (o usado no D&D). Para usar com a 4a. edição, vale se você for faixa preta em rules-fu, de modo a conseguir adaptar o material do livro para o padrão da 4e (ou, se você for mais progressista, adaptar para a 4e sem seguir necessariamente o paradigma de poderes como-escrito, da mesma forma que o suplemento não segue as regras de magia como-escritas na 3.5).
      Pra M&M não faz muito sentido — os poderes do M&M já cobrem tudo o que o Psychic's aborda (e mais um pouco). Pra você, eu recomendaria o True20 — que tem como sistema de magias uma versão refinada do sistema do Psychic's, e se presta melhor para fantasia (e outros gêneros não-super-heróicos) do que o Warriors & Warlocks (que, resumidamente, é o M&M usando escalas de poder mais baixas — um herói épico no D&D/d20, de nível 20+, equivale a NP10 no M&M).
      A parte descritiva é bacana, mas é bem breve, não chega a aprofundar muito. (E é bem provável que futuramente eu escreva outro daqueles artigos enormes com o tema "magos/psíquicos na sociedade".)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: