Ícone do site RPGista

A Busca do Graal: O Arqueiro

Primeiro livro da trilogia do Graal, do conhecido autor britânico Bernard Cornwell, O Arqueiro é um dos melhores exemplares da ficção histórica do autor. Ambientado durante a Guerra dos Cem Anos, Cornwell narra a história do arqueiro Thomas de Hookton, filho bastardo de um padre que guardava a lança de São Jorge na pequena aldeia de Hookton.
Ao longo da sua jornada para reaver as relíquias roubadas de Hookton pelo misterioso Harlequim (título original da obra, por sinal), Thomas acaba por participar de algumas das batalhas mais emblemáticas do conflito entre Inglaterra e França ? a tomada de La Roche-Derrien, o saque de Caern e o choque final das forças inglesas e francesas. E são nestas batalhas e escaramuças que Cornwell demonstra seu maior talento como escritor: a descrição de combates.
Poucos são capazes de descrever o encordoar de um arco, uma carga da cavalaria ou o caos do saque desenfreado tão bem quanto o britânico. No Brasil, um dos “discípulos” de Cornwell é Leonel Caldela, se você já leu a trilogia da Tormenta e gostou das muitas escaramuças presentes nos livros, vai se sentir em casa na trilogia do Graal. Muitas das técnicas narrativas do Brasileiro vieram diretamente do autor britânico.
Por outro lado, o trato dos personagens por vezes me deixa confuso, é como se o autor não conseguisse se decidir por uma personalidade para o protagonista. Talvez seja apenas implicância minha mas, na tentativa de tornar Thomas um personagem mais humano, com suas indecisões, Cornwell acaba por torná-lo mais duvidoso. A trama, no entanto, é sólida e racional, apesar de me confundir um pouco as alianças feitas ao longo da história. Talvez seja umas das qualidades do autor conseguir pensar como um homem do século XIII mas, parece que não funciona para mim, ainda estranho quando um antigo inimigo vira aliado ou quando um amor é simplesmente esquecido.
Fora estes pequenos deslizes, O arqueiro é um excelente livro e uma obra-prima da ficção histórica, praticamente todos os fatos históricos aconteceram exatamente como apresentados.

Sair da versão mobile