Ícone do site RPGista

A liberdade de expressão e a ofensa da contradição.

A popularização da internet foi responsável por ampliar infinitamente o direito à liberdade de expressão,  assegurado na maioria das constituições de países democráticos.  Por meio da internet, e principalmente de redes sociais, sites e blogs, qualquer pessoa pode expor suas opiniões, pensamentos, revoltas e todo o tipo de coisa imaginável ou não.
Isso pode ser visto como um grande passo rumo a uma real democracia, se é que a podemos considerar uma hipótese concreta e não uma utopia. No entanto, existe um outro lado que merece atenção: a ofensa da contradição.

Quem diz o que quer, ouve o que não quer…
Se a internet nos dá liberdade de escrever e publicar tudo o que bem entendemos, precisamos ter compreensão de que essa mesma prerrogativa é um direito de outrem. Eu costumo dizer para amigos e conhecidos: “nunca publico algo dirigido à alguém, que não diria de corpo presente”.
Norteando pelo bom senso
Acho que para expormos nossas opiniões e ideologias, precisamos estar abertos a ouvir e filtrar críticas. Só depois disso estamos aptos a criticar.
Parece que na internet essa regra de convívio em sociedade não se aplica. Talvez pela rede não constituir uma sociedade real, mas sim uma comunidade virtual que engloba diversas culturas agregadas em um arquivador mundial de conteúdo, se é que posso definir dessa forma.
No entanto, vale nortear a pauta de suas redações pelo bom senso, com boas doses de educação e paciência. Nem sempre as pessoas lêem o que você publicou ou, quando lêem, nem sempre entendem. E isso pode ser falha da própria redação, vezes nublada ou inconclusiva.
O que eu digo é lei!
Errado. A única verdade absoluta é que não existe verdade absoluta.
Em sites, blogs e redes sociais, constantemente percebo pessoas ofendidas por notarem que as opiniões alheias divergem da sua, ou especialmente quando essas opiniões os contradizem com bons argumentos.
Todo mundo acha, ou um dia já achou, que alguma coisa ficaria muito melhor do “seu jeito”, no entanto isso nem sempre é possível. E, se fosse, imaginem que cinza seria o mundo.
Opiniões contrárias não são ofensas, apenas partem de pessoas diferentes com posicionamentos e raciocínios diferentes. Isso é errado? Não acho, considero saudável.
Em tempo ainda posso lembrar de uma analogia com a teoria do caos: “todo o caos gera uma nova ordem“.
Se todo o caos gera uma nova ordem, podemos tentar admitir que um debate com opiniões contrárias seria o caos e que o resultado disso seria o surgimento de uma nova ordem, melhor ou pior que a pré-estabelecida. Portanto finalizo com a idéia de que levar críticas como ofensas pessoais não passa de ego ferido. E de egos a comunidade de jogos de RPG entende muito bem.
Mas claro, existem formas e formas de tecer críticas e de se expor uma opinião. Mas isso retorna ao subtítulo: Norteando pelo bom senso.

Sair da versão mobile