Ícone do site RPGista

Encontro Internacional de RPG é cancelado

O Encontro Internacional de RPG (EIRPG) não acontecerá este ano. O evento acontecia anualmente desde 1993, e em 2009 teria sua 17ª edição. O EIRPG era um marco do “cenário RPGista” brasileiro e, em seu auge, chegou a ser considerado o segundo maior evento de RPG do mundo (atrás apenas da GenCon, realizada nos Estados Unidos). Diversos convidados internacionais importantes passaram pelo Parque do Ibirapuera, Mart Center e, finalmente, pelo Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, locais onde o evento foi realizado ao longo dos anos. O público do evento chegou a mais de 10.000 pessoas em uma mesma edição.
Isso, no entanto, em sua época áurea. Nos últimos anos, o evento vinha diminuindo,  com cada vez menos atrações e, principalmente, menos público. A 14º edição, de 2006, aconteceu no mesmo fim de semana de um evento de anime — que foi a escolha da maior parte do público jovem. Quando o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo pela França, havia poucas pessoas no Colégio Marista para ficarem tristes. Desde então, o evento só encolheu. A edição de 2009 já estava ameaçada, e levantava suspeitas à medida que o meio do ano se aproximava e a Devir não liberava nenhuma informação sobre a realização do evento. Houve uma série de boatos — um deles, de que o evento seria terceirizado — mas enfim, a confirmação veio em uma mensagem de um colaborador da editora paulista. O evento deste ano realmente não será realizado. Entretanto, esta situação não é resultado de nenhuma espécie de crise generalizada no mercado brasileiro de RPG, mas de problemas internos à própria empresa.
Não foi a primeira atividade da Devir cancelada este ano. Só na data de hoje, 9 de maio de 2009, além do EIRPG, a editora paulista cancelou também os torneios de pré-lançamento e os Launch Party de Alara Reunida, a mais nova coleção de Magic: The Gathering. Provavelmente não será a última.

Sair da versão mobile