Ícone do site RPGista

Iniciativa 4e: O Coro Radiante

Hoje é sexta-feira, dia dos artigos da Iniciativa 4e! Onde você encontrar o selo ao lado, esteja certo que encontrará material escrito e revisado para a 4ª edição do D&D, com posts conjuntos, temáticos, a cada quinzena.
O tema dessa semana é Música. E para esse tema eu resolvi criar uma organização de cantores dedicados à erradicação dos mortos-vivos e seres demoníacos!

O Coro Radiante

O Coro Radiante é uma organização semi-secreta que prega a aproximação dos deuses através da prática do Bem e do Belo: a adoração e a música. Eles vêem a pratica do Bem como uma forma de propagar energias positivas, as mesmas energias que os deuses usaram para dar vida a todos os seres existentes. E o aperfeiçoamento do Belo, através da música, é uma atividade que os coloca numa condição análoga aos deuses: ordenando o caos de sons de forma a criar algo maior que o mero conjunto dos sons, a música, da mesma forma que os deuses criaram o mundo à partir do caos e tornaram-no algo bem maior que o mero conjunto dos elementos que o formam.
Com colégios pequenos espalhados pelas principais cidades, o Coro Radiante é visto como pouco mais que uma escola de música e ensino religioso, que treina gratuitamente as crianças da comunidade na arte do canto e lhes ensina alguma coisa de religião.
Entretanto, há bem mais do que os olhos vêem.

Um Plano Divinamente Orquestrado

Os colégios do Coro Radiante não são meras escolas de canto. Mas sim fachadas para pequenas células de seguidores dos deuses do bem e da ordem determinados a monitorarem e se possível extinguirem atividades de mortos-vivos e seres demoníacos.
Após instalar-se numa cidade de porte médio ou grande, o colégio inicia um processo sutil de seleção e treino de futuros candidatos a integrarem o grupo secreto de caça. De fato, este processo ocorre tão às escondidas que é comum haverem estudantes e instrutores de longa data que não fazem idéia das atividades que eles ajudam a encobrir.
Os estudantes da parte secreta do coro radiante podem vir de qualquer raça, qualquer classe social, mas no geral são pessoas que já apresentam uma certa facilidade para a música ou para conectar-se com o divino. Bardos e Clérigos são as duas classes mais comuns de serem treinadas para a caça, mas não é incomum chamarem outros líderes, em especial Senhores da Guerra. O treinamento foca bastante em formar lideres por sua capacidade de direcionar os esforços do grupo e auxiliar os companheiros a livrarem-se de condições negativas comumente causadas pelos seres que são caçados.

Tamanho e Recursos

Ninguém sabe aferir precisamente o tamanho real do Coro Radiante. Sua organização pulverizada dificulta muito qualquer tentativa de localizar seus membros, que dirá contabilizá-los e determinar sua influência e impacto nas sociedades. E graças ao costume de empregar agentes de fora sem revelar sua real natureza, é possível que numa mesma cidade pai e filho trabalhem para a organização sem sequer desconfiar do envolvimento comum.
Inclusive, muito em virtude desta organização, é possível para os caçadores da ordem conseguirem abrigo e cuidados médicos em cidades nas quais eles não conhecem absolutamente ninguém – desde que haja ao menos um colégio do Coro Radiante.
Em termos de jogo, é possível para a ordem mobilizar aliados para fazerem serviços num montante equivalente a até 5.000 po por semana, desde que os recursos gastos sejam investimentos para o cumprimento de missões pela ordem.

Tendência e Liderança

Todos os membros gestores da organização são Leais e Bons, e isso reflete-se tanto nos colégios quanto nos grupos de caça. Cada membro sabe muito bem o seu lugar e a quem deve responder. Em cada colégio há um maestro, que coordena as atividades tanto do colégio quanto do grupo de caça. Ele não sai em missões, mas é quem movimenta todos os recursos locais para amparar os caçadores. Bem como é quem garante que os membros da organização trabalhem dentro do planejado. Geralmente ele é um bardo ou clérigo de nível alto.
Ninguém sabe quem comanda a organização acima dos maestros. Eles recebem mensagens (sejam cartas normais ou mensagens mágicas) de um patrono misterioso que sempre assina como “A Voz”. Seja lá quem for esta Voz, é alguém bastante poderoso e influente, para conseguir movimentar tantas pessoas sem chamar a atenção.

Uso em Jogo

O Coro Radiante é fácil de ser usado em qualquer campanha, até mesmo uma que já esteja em andamento. Basta adicionar um pequeno colégio numa cidade onde os PCs estejam e pronto!
Ele pode ser tanto uma organização patrona para seu grupo (ou ao menos para os líderes de seu grupo) quanto pode ser uma fonte de aliados numa campanha maior pela erradicação dos seres malignos da região.
Inclusive, atuando como um aliado distante dos PCs, o Coro Radiante pode oferecer serviços de hospedagem, cura, fonte de rituais e de informações para os personagens. O que pode ser de grande utilidade para uma campanha investigativa e de quebra gerar ótimas oportunidades de interpretação.
Caso deseje usar o Coro Radiante como patrono, a organização responsável pelo treino e aprimoramento dos líderes de seu grupo, dê uma olhada nos talentos abaixo.

Talentos

O Coro Radiante busca ensinar técnicas de canto que ajudem seus estudantes e caçadores a canalizar o poder radiante dos deuses do bem através da música e assim terem maior êxito contra as ameaças que enfrentam.
Todos estes talentos são para o patamar heróico.

Cântico Defensivo

Pré-requisito: Iniciado no coro radiante
Benefício: Quando você atinge um inimigo com o descritor morto-vivo, demônio ou diabo usando um poder de ataque por encontro, este será considerado marcado por um aliado adjacente à sua escolha. Esta marca dura até o final de seu próximo turno.

Cântico Potente

Pré-requisito: Iniciado no coro radiante
Benefício: Quando você atinge um inimigo com o descritor morto-vivo, demônio ou diabo usando um poder de ataque por encontro, este será empurrado um quadrado.

Cântico Revigorante

Pré-requisito: Iniciado no coro radiante
Benefício: Quando você usar um poder com a palavra-chave Healing em algum aliado, você concederá a ele um bônus de +1 em todas as defesas até o final de seus próximo turno. Assim que receber, como uma reação imediata, ele poderá escolher cancelar este bônus em troca de receber um bônus de +2 na próxima rolagem de ataque que fizer contra uma criatura com o descritor morto-vivo, demônio ou diabo.

Cântico Vingativo

Pré-requisito: Iniciado no coro radiante
Benefício: Quando você acerta um poder de ataque por encontro num inimigo com o descritor morto-vivo, demônio ou diabo, coloque um marcador de cântico sobre ele. Sempre que ele te atacar até o final de seu próximo turno, ele receberá como interrupção imediata uma quantidade de dano radiante igual ao modificador da habilidade que usa para calcular o dano do poder por encontro que usou.

Iniciado no Coro Radiante

Pré-requisito: Ser de uma classe com papel de líder
Benefício: Você ganha treinamento com Arcanismo ou Religião (sua escolha).

Outros Artigos da Iniciativa 4e #9:

Sair da versão mobile