Ícone do site RPGista

Tormenta na 4E e entrevista com a Jambô

Guilherme Dei Svaldi acaba de anúnciar uma decisão extremamente polêmica no fórum da Jambô: Tormenta será publicado sob a GSL. Em uma rápida entrevista, o editor-chefe da Jambô justifica suas ações.
.20: Guilherme, quando foi tomada essa decisão de migrar Tormenta para a 4E? E o que acontece com relação aos planos de publicação do sistema OGL que já vinham sendo discutidos?
Guilherme: Já estavamos pensando nisso há algum tempo, mas a decisão veio com a nova GSL (Game System License) liberada pela Wizards. Ela é muito melhor e mais liberal que as outras. Sim, é impossível que uma revista de RPG (como a DragonSlayer, por exemplo), fale de D&D 4º edição, mas nem tudo é perfeito.
Não sabemos como vai ficar Tormenta OGL. A GSL (o documento que dita as normas que uma editora deve seguir para publicar livros para D&D 4º edição, para quem não sabe) não permite que uma mesma marca tenha livros para D&D 4º edição e outro sistema, então talvez ele tenha que ser cancelado.
Talvez seja uma falha da GSL, mas como eu disse, nem tudo é perfeito.
.20: E o que o Trio Tormenta pensa desta decisão? O Mauro (a.k.a. Doutor Careca) não parecia muito feliz quase agora no MSN…
Guilherme: Ainda não sei. Eles foram informados a pouco e ainda não tivemos uma reunião a respeito. Talvez eu vá para São Paulo essa semana para discutirmos os rumos do cenário sob a nova marca.
.20: Porque essa decisão tão repentina? A tal crise alardeada no maior portal de RPG do Brasil tem alguma influência sobre isto?
Guilherme: A decisão foi repentina, mas apenas porque o momento é de crise. A crise é uma Verdade. Alguns lugares argumentam que não há dados concretos sob a crise, e até mesmo que as informações disponíveis apontam para um momento de expansão (o que seria o contrário de uma crise). Mas isso é bobagem. Não é preciso de dados.
.20: Se o Trio Tormenta se recusar em participar desta nova empreitada na 4E de D&D, você já tem novos autores em mente para o maior cenário de fantasia medieval do Brasil?
Guilherme: Iremos colocar pesquisas no Orkut para definir os rumos do cenário.
E é isso. E que Deus e a 4E nos ajude a superar essa crise no mercado mundial de RPG. Boa noite e boa sorte.

Sair da versão mobile