Ícone do site RPGista

O que há de novo para os Inimigos do Mundo?

No fim da tarde o maligno Doutor Careca liberou (ui!) em seu blog uma curta mas reveladora entrevista com o editor-chefe da Editora Jambô, Guilherme Dei Svaldi. Fontes confiáveis confirmaram que Svaldi falou sob a ameaça de tortura (aparentemente, ter de ler um certo portal cheio de teias e mofo).
Nesta entrevista, dois pontos chamaram a atenção: as informações sobre a nova edição d’O Inimigo do Mundo e um comentário que serve como uma luva para os Trombeteiros do Apocalypse RPGístico. Vamos começar pelo que interessa, as coisas sem valor ficam para o final.

A segunda edição de O Inimigo do Mundo sai em abril. Aí vai a lista de mudanças:
– Nova capa, por Greg Tocchini (o mesmo artista das capas de O Crânio e o Corvo e O Terceiro Deus);
– Nova diagramação, com fonte maior;
– Um conto sobre a Revolta dos Três;
– Uma galeria de imagens com ilustrações originais sobre o livro;
– Um texto de Leonel Caldela onde fala sobre a criação do livro;
– Uma prévia de O Crânio e o Corvo, para quem ainda não leu o segundo romance.

Bacana, não? A nova capa e diagramação do livro fazem com que a trilogia ganhe um padrão artístico (sem falar que aquelas letrinhas miúdas eram de matar). Quanto aos extras, será que o conto sobre a Revolta dos Três é aquele que o Trevisan escreveu para a introdução do suplemento Panteão? Uma rápida consulta ao Doutor Careca revelou uma informação preciosa: “provável… não faço idéia”, comentou o maligno vilão enquanto preparava a conquista do mundo (e não me perguntem o que jogar Metal Gear Solid 4 tem a ver com isso). Pois…
As ilustrações da galeria provavelmente são as que deveriam abrir os capítulos da 1ª edição e acabaram sendo deixados de lado, então os fãs do Julio Leote, autor da capa da 1ª edição, não vão precisar ficar orfãos e ainda vão ver material inédito do artista. O texto do Leonel deve ser bacana de ler também.
E como meu exemplar da 1ª edição hoje enfeita a estante de literatura nacional da Biblioteca Municipal de Morro da Fumaça (doei toda a minha coleção de livros para lá um ano e pouco atrás), a 2ª edição vai ser uma aquisição quase certa. E quando esse livro deve aparecer? Em Abril, de acordo com o Guilherme (e lembrem-se, ele estava sob ameaça de tortura!). Ah, infelizmente, por enquanto, não há planos para um box set da trilogia. Prestem atenção no “por enquanto” da frase.
Agora, posso sacanear o dono do tal portal das teias de aranha e mofo? Claro que posso, beleza.

Lab – Qual fator você destacaria como principal razão para o sucesso do livro?
Guilherme – A qualidade do texto. Pode parecer um pouco simplista, mas uma análise das grandes marcas da história vai mostrar que, no fundo, o que determina o sucesso ou fracasso de um produto, em última instância, é sua qualidade. Embalagem, marketing, divulgação… São todos fatores que ajudam, mas a questão é essa: eles *ajudam*, não determinam. Mesmo fatores mercadológicos, como uma crise, por exemplo, não fazem um produto fracassar. Isso só acontece se o produto for ruim…

Sim. Vocês sabem exatamente de quem eu estou falando! 🙂

Sair da versão mobile