Ícone do site RPGista

Paizo Para Todo Mundo!

A OGL Continua Forte
E Suas Crias Também!
Foi anunciado hoje que a Paizo liberou duas novas licenças de publicação de material, injetando ainda mais fôlego em sua comunidade, e dado o devido tempo, até em outras empresas do ramo rpgístico.

A Pathfinder Compatibility License pode ser considerada um híbrido da antiga Licença d20 e a atual GSL (mas infinitamente mas livre que a última, sua semelhança é apenas em um detalhe). A PCL (como chamaremos para fins de praticidade) permite que você publique material impresso, digital, ou faça propaganda do Pathfinder Roleplaying Game. Ela contém seu próprio logotipo que deve sempre acompanhar o produto além de seu próprio texto que deve vir junto com a OGL (pois a própria licença é derivada da OGL).
Nos detalhes mais importantes, vale ressaltar: não é permitido a criação de jogos isolados, todo produto deve precisar ser usado em conjunto com o Pathfinder RPG; não é permitido copiar trechos dos livros básicos liberados para uso, sendo necessário sempre fazer referência ao material original, também não sendo válido indicar páginas pois elas podem mudar em futuras impressões; os produtos não podem parecer visualmente com nenhum produto da Paizo para evitar confusões (então nada de colocar uma feiticeira encarando um dragão na capa do seu suplemento bacanudo).
Os produtos derivados podem ser publicados com outros conjunto de regras além do próprio Pathfinder RPG, ou seja, você está liberado pra fazer um livro multissistema 3D&T Alpha/Pathfinder! Outro ponto é que a licença está sobre completo domínio da Paizo, tal qual a GSL, ela pode terminar o uso da própria quando quiser. Caso seja por motivo de falha em seguir as regulamentações, o “culpado” (por falta de termo melhor) deve destruir todas as cópias existentes do produto e parar de vendê-lo imediatamente quando notificado.
Agora a parte “legal” (de novo, por falta de termo melhor), caso a empresa simplesmente suspenda a PCL de uma forma geral, os publicados podem continuar vendendo seus livros impressos com o selo de compatibilidade até acabar o estoque, quando então deveram passar a ser produzidos sem o dito selo e licença. Produtos digitais devem ter ambos imediatamente removidos e podem continuar sendo vendidos. E mesmo caso a PCL seja cancelada, você ainda pode vender livros que usem conteúdo OGL da Paizo (desde que devidamente explicitado isso, como a própria OGL pede).
Como final, é necessário enviar uma cópia de cada produto produzido com a PCL para a Paizo avaliá-lo (dentro de 30 dias para o próximo produto, e seis meses para produtos subsequentes). Ela também permite a publicação de material em outros idiomas além do inglês, mas ou usando os termos exatos para aquela linguagem caso exista algum acordo de publicação do Pathfinder RPG naquela língua, o autor também é obrigado a esperar até o lançamento do material oficial traduzido, caso ainda não tenha ocorrido.
Atualmente, apenas o Pathfinder RPG, o Pathfinder RPG: The Pathfinder Bestiary e o Pathfinder RPG: The Bonus Bestiary estão enquadrados na PCL e os únicos países licenciados são França, Alemanha e Itália. Produtos com a PCL só podem ser lançados após 13 de agosto de 2009, data de lançamento do manual básico do Pathfinder RPG).
A segunda licença da Paizo é a Paizo Community Use Policy (Política de Uso da Comunidade Paizo) é basicamente a chance que a Paizo dá para seus fãs produzirem material não-comercial usando conteúdo que são considerados Propriedade Intelectual da editora.
Seguindo a PCUP (vocês sabem, praticidade) alguém pode usar de material contido em uma bela lista de produtos (link no final da matéria), pacotes de imagens liberadas para uso (personagens icônicos, mapas, símbolos religiosos) e material publicado no blog da Paizo (exceto os trechos de Planet Stories). Ainda é possível “usar” imagens não-liberadas, mas elas tem que ser produzidas por terceiros e não podem ser substancialmente similares ao material da Paizo. Uma nota importante, o usuário desta política deve possuir uma conta na Paizo (totalmente gratuita).
A PCUP pode ser usada em produtos como planilhas de personagem, mapas, aventuras, websites e mais, desde que nenhum tipo de taxa seja cobrado de quem se interessar em apreciar o material. Também ocorre o caso de que se a Paizo entender que você estiver no ramo de publicações, ela o considerará um usuário comercial, dessa forma não podendo usar esta política, mas ainda podendo tirar proveito da PCL.
Essa jogada da Paizo é interessante. Se com o lançamento do Pathfinder muitos consideraram a Paizo tentando manter o D&D 3.x vivo, a PCL é o passo equivalente à Licença d20, nessa tentativa. Já a PCUP pode ser usada até mesmo para revelar novos escritores para a própria editora, pois eles pedem que todo material seja linkado em uma página de controle e atualizada.
Mas esta também não é a primeira vez que isso é feito. A Green Ronin já é conhecida pela licença M&M Superlink, para publicação de material derivado de Mutantes e Malfeitores, e a True20 Adventure Roleplaying Trademark License. Mas que isso só sirva de incentivo para que outras empresas interessadas e de igual criatividade criem licenças para seus produtos e firmem ainda mais o público da Era d20.
Links (Atenção, todas as páginas são em inglês):
Pathfinder Roleplaying Game Compatibility License
Paizo Publishing, LLC Community Use Policy
Community Use Package (Pacote de imagens liberadas)
Community Use Approved Product List (Lista de produtos liberados)
Blog da Paizo
M&M Superlink
True20 Adventure Roleplaying Trademark License

Sair da versão mobile