Ícone do site RPGista

Finalmente sai a GSL!

E finalmente, após meses e meses de enrolação, a Game System License do Dungeons & Dragons 4ª Edição foi lançada.
Dei uma lida rápida na licensa, no SRD, no FAQ e um pulinho nos sites gringos para pegar algumas informações sobre o funcionamento desta GSL. E me pareceu bem melhor que a anterior. Aí vão algumas observações interessantes:

No final, acho que esta reformulação foi um passo legal na direção de uma licensa mais interessante para ambos os lados. Ela não é a camisa de força que era em sua primeira encarnação, mas também não é mais o oba-oba que a OGL é. Segue bem a idéia de não ser mais uma fonte de material de RPG gratuito, tanto para jogadores quanto para empresas aproveitadoras que lançaram livros sem colocar nada de conteúdo próprio neles.
Para uma licensa gratuita de um jogo de sucesso, achei ela bem aceitável. Perfeita se você é uma empresa que deseja fazer livros suplementares ao Dungeons & Dragons 4ª Edição, que é o tipo de empresa para a qual eles querem dar suporte. Já se você é uma empresa que quer só pegar as coisas legais deles e fazer outro jogo, essa licensa definitivamente não é para você.
Pena que essa paranóia deles impediu a republicação de estatísticas na íntegra. O que impede a criação de aventuras que já venham com as fichas dos monstros para facilitar a vida do mestre (a menos que os monstros sejam todos inventados por você). Mas isso é só um inconveniente menor. O mesmo vale para NPCs: você não pode colocar poderes de classes e monstros na íntegra, apesar de poder especificar valores individuais dos poderes (como o bônus de ataque quando o personagem usa aquele poder).
Ainda assim, no geral, eu achei a licensa bem melhor do que eu imaginava. Só a possibilidade de aderir a ela e continuar com a OGL já é uma mão na roda.

Sair da versão mobile