Ícone do site RPGista

Mais insano do que nunca: o Bárbaro Frenético na 4E

Acaba de sair mais um preview do Player’s Handbook 2, desta vez com o Frenzied Berserker, no site da Wizards. E me parece que alguns problemas da versão da 3E foram corrigidos. Mas vamos começar do início.

As features apresentadas no preview são bem legais e alguns remetem à caracteristícias da versão antiga. É o caso de Warpath (feature de 11º nível) e Unfeeling Rage (16º nível). Com a primeira o Frenzied Berserker recebe um bônus de +2 no dano enquanto estiver em Fúria, provavelmente equivalente ao bônus extra em Força ganho com o Frenesi na 3E, mas, em adição, você deve atacar seus adversários sempre que tiver oportunidade (estiver adjacente a um ou mais deles) ou ficará stunned até o fim do próximo turno. Definitivamente combina com um lutador apaixonado pelo combate e pelo sangue. Aliás, não pude deixar de notar que o personagem na ilustração do site da Wizards se parece um bocado com o Galo Louco, falecido herói épico apresentado (e morto) no suplemento Área de Tormenta.

Unfeeling Rage é um pouco mais modesta ? se o personagem estiver bloodied e em Fúria, irá ignorar os cinco primeiros pontos de dano de qualquer dano que venha a sofrer. Só que aí entra um probleminha que eu sempre penso quando vejo tantos “se”s em seguida: não vou lembrar disto na hora do combate. Algo assim deve funcionar muito bem num MMORPG, onde o computador faz tudo sozinho e nós só temos que apertar os botões. Mas quando você é o computador, todos esses if’s e elses só ajudam a travar tudo.

O outro feature apresentado foi Frenzied Blood, um feature legal onde, ao custo de um action point, mesmo se errar o ataque, ainda vai causar metade do dano. Bem fortinho, considerando que os action points agora são por encontro.

Nos powers apresentados, há dois legais e um que eu fiquei meio confuso, chamado Persistent Frenzy. Ele é bem fraquinho para um power por encontro de 11º nível. Mas se eu entendi bem, ele tem 50% de chance de ser usado de novo e de novo e de novo, até a rolagem da porcentagem dar um número baixo. Bacana, se for assim, por que se não for é o power mais inútil que eu já vi.

Deathless Frenzy é o clássico “mas esse fiodaputa não morre!” que todos já conhecemos e fez a fama da classe. Agora é um power diário de 12º nível que pode ser usado como uma ação imediata quando o personagem chega a 0 pontos de vida ou menos. E quando o personagem falha no teste de resistência de uma magia do tipo save or die, pode gasta esse power e ficar “apenas” inconsciente.

A cereja do bolo pra mim, no entanto, é o power de 20º nível chamado Final Confrontation em que o Frenzied Berserker faz um ataque de 7[W]+Força e provoca um ataque do adversário como ação livre. Se o adversário fizer este ataque, o personagem pode também fazer um ataque básico como ação livre, e provocar outro ataque do adversário como ação livre… E assim até que um dos dois vá ao chão ou o adversário desista do seu ataque. Totalmente insano. Totalmente Frenzied Berserker.

Sair da versão mobile