Ícone do site RPGista

Livros sob medida

Alguém certa vez disse que a impressão sob demanda foi responsável por aquecer o mercado de RPG alternativo lá fora. O mesmo será visto por aqui agora que o Clube de Autores está online? Hein? Ainda não sabe o que é o Clube de Autores?

O Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que permite a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Em outras palavras, você, autor, pode subir o seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada por isso.
Uma vez lá, todo e qualquer usuário pode adquiri-lo via comércio eletrônico.
Quando o livro é comprado, o pedido vai diretamente para a gráfica, que imprime um a um, dá o acabamento final e despacha para o comprador – sendo que o autor recebe os direitos autorais após acumular-se um montante mínimo, de R$ 300,00.
Se você quiser publicar o seu livro gratuitamente, clique aqui e comece já.
Para ver uma apresentação sobre o funcionamento do Clube, clique aqui (para visualizar, é necessário ter instalado a versão 9 do Adobe Flash Plugin).

Bacana, né? Detalhe, há um espaço para jogos de RPG nas categorias do site. Não sei até onde os efeitos deste tipo de negócio serão parecidos com os vistos lá fora. O que eu posso dizer é que, com alguma sorte, vamos ver cada vez mais sistemas e cenários e aventuras em PDF e em impressão sob demanda por aí.

Honestamente, o futuro que vejo parece brilhante, não poderia estar mais entusiasmado com todas as possibilidades para o mercado. Não falo só do de lojas de PDF e impressão sob demanda, mas o próprio cenário do RPG por aqui. Hoje há uma pluralidade de idéias muito grande na internet graças aos blogs, coisa que não se via até pouco tempo atrás. No mundo dos livros físicos, a Jambô Editora sozinha está dando conta de colocar uma pluralidade de sistemas e cenários presentes no Brasil, com títulos como Mutantes & Malfeitores, 3D&T, Reinos de Ferro, Porto Livre e Tormenta. Além disso, eles devem trazer um antigo sucesso dos anos 90 de volta em 2009, embora não seja exatamente um RPG, é com certeza algo muito querido pelos RPGistas.

Mesmo a Devir está indo bem, o Novo Mundo das Trevas está sendo bem tratado, e a 4E tá chegando devagar, mas chegando. Só falta um tratamento melhor pro coitado do GURPS 4th. Esse ano realmente promete para o RPG.

Sair da versão mobile