Você também pode ter um!
Pode ser que você seja um daqueles caras que não se importe nem um pouco com o que acontece ou deixa de acontecer na internet. Tudo bem, a grande maioria das pessoas não se importa. Entretanto, você ao contrário pode possuir o desejo irrefreável de se fazer ler através da internet, ou, no mínimo, divulgar as coisas que rolam em sua campanha de jogo. Se até pouco tempo atrás estávamos inteiramente nas mãos dos portais, hoje há uma galera que trabalha em prol dos pobres rpgistas ociosos que precisam de doses macissas de entretenimento diário. São os blogueiros de RPG. E sabe o que é bacana? Você pode ser um deles!
Sério! Você pode mesmo. Não precisa ficar tão surpreso não.
Apesar de ser notória a vantagem de quem publica matérias atuais como notícias do mercado grigo, novidades sobre publicações nacionais ou que, ao menos, mandem uma nova notícia todo dia, isso não é uma regra, tampouco realmente necessário para se ter um bom blog de RPG. Ess e tipo de atividade mais comprometida com a guerrilha urbana por visitas diárias requer um tempo considerável diante do computador . Porém, há muito espaço para um sites de jogo que ainda que não bombem em visitas, primem por sua qualidade. Ainda é raro, por exemplo, sites com Diários de Campanha ou séries de textos detalhando mundos de jogo. São coisas legais que não necessitam de tanta dedicação assim e que as vezes ficam eclipsadas na blogosfera ultra-power que nós estamos criando.
Nós do Inominattus, por exemplo, meio que atiramos pra todo lado. Mas trazer uma notícia nova todos os dias é fácil para uma equipe grande como a nossa (apesar da maioria dos textos serem enviados por mim, eles são escritos por várias pessoas, como podem notar nos agradecimentos e notas nas matérias). Para começar, nenhum efeito pirotécnico é realmente necessário. Nem mesmo o tão famigerado domínio .com (ou .com.br) que necessita de grana pra ser mantido faz de você um bom blogueiro. Para se ter um exemplo, os blogs do Valberto e do Nitro apesar de utilizarem um domínio gratuito (o WordPress) tem praticamente o mesmo número de visitantes que nós, e conseguiram isso em bem menos tempo. Isso sem falar do blog do Trevisan, que mesmo no Blogger dá uma surra em muito .com.
Mas então, qual é o caminho das pedras?
Criando um Blog de RPG em Alguns Passos Simples
Como exemplo, eu irei trabalhar com a idéia do Blogger. Uma vez cadastrado e efetuado o loging, você precisa escolher um nome para seu blog. Evite coisas complicadas demais e capriche na escolha. Vai ser através do nome do seu blog que seus leitores irão encontrá-lo na internet. Apesar de ser um saco essa parte pois a maioria dos bons nomes já foram usadas, vale a pena persistir um pouquinho antes de seguir em frente. Cuidado com erros de digitação (argh), cacófatos (sabe aquelas duas palavrinhas que juntas foram outra? Por ai) ou letras repetidas. Tudo isso dificulta seus visitantes na hora de digitar sua url.
Após escolher o nome do blog, você passa ao ajuste fino dele. No Blogger existem vários templates para você escolher, mas a maioria é horrível demais da conta, sô. Escolha qualquer um, nós vamos mudar isso mesmo. Não faça nenhum outro ajuste ainda, pois você irá perder todos eles de qualquer maneira. Depois de instalado seu blog, está na hora de melhorar o visual dele. Uma dica fácil é acessar esse site com vários templates muito legais e de graça. Ele faz com o teu Blogspot o que os sites com domínios fazem com o wordpress. Veja como ficou um blog que fiz apenas para ilustrar o resultado final nessa matéria. Bacaninha hein?
Agora que você já tem um blog, falta conseguir leitores. Há duas maneiras fáceis de se conseguir isso atualmente. São os Agregadores de Conteúdo. Sites que juntam links que provém de toda a blogosfera num único domínio, que é acessado por um número cada vez maior de usuários. O Rpg.Blog e a Lista Lúdica. Entre em contato com os administradores de ambas as listas e inscreva seu blog ali. Sempre que você atualizar, você tem uma chance de “pescar” algum leitor dos grandes blogs para o seu. E quem sabe, se o material tiver qualidade, fidelizar o danado do leitor.
A partir daqui, a coisa vai depender de você. Um site de campanha deveria, via de regra, ser atualizado no mínimo sempre que vocês jogarem. Uma vez por semana seria o ideal, mas um numero maior de postagens pode lhe trazer um maior número de visitas. Se você caprichar nesse único post, entretanto, é bem provável que não será necessário mais nada para conseguir uma boa quantidade de acessos. Outras duas dicas muito boas são: não fique aloprado com visitas. Faça seu trampo por diversão e não por status. E “um bom blog não é feito de quantitade, mas sim por qualidade”.
São dicas simples que podem te ajudar nesse começo de jornada. Os louros você irá colher com o tempo. E agora que você já é um blogueiro, pode se unir a nós na lista de Discussão dos Blogs e fazer algumas amizades por lá também.
O que? O que aquele macaco no começo da matéria tem haver com o resto do texto? Poutz, é um macaco oras! Ele não precisa fazer sentido pra ser legal (cá entre nós, seu blog também não)!
Armageddon