Ícone do site RPGista

Um Orkut de Leitores!

Skoob

Sites de relacionamento como o orkut são bastante comuns atualmente. Para o bem e para o mal. Entretanto, a maior parte deles serve apenas para lembrar do aniversário de seus amigos mais próximos, ver as fotos daquela amiga bonitinha do colégio que você nunca mais viu, matar tempo no trabalho ou todas as opções anteriores. Entretanto, num universo de “Inclusão Digital Orkutiana“, um site de relacionamentos nacional está chamando a atenção de um grupo de pessoas que foi considerado por muito tempo em avançado processo de extinção no Brasil. Os leitores.

O Skoob, numa comparação indigna, é o site que o orkut deveria ter sido. Apesar de estar ainda nos seus primeiros passos, vem dia após dia implementando novas e curiosas funções para seu número crescente de usuários. Neste site, o principal assunto não são as fofocas da balada, nem as correntes de boa sorte ou joguinhos de Pega ou Passa pra Frente. No Skoob se discute literatura, e os astros são os livros! Os perfis fazem pouco ou nada para apresentar o leitor por detrás da tela, restritos apenas ao seu estado e uma foto. O que lhe identifica aqui são os tomos que você leu, tem lido ou recomenda.

Através de opiniões e resenhas que são indexadas ao livro, você pode espressar suas impressões quanto este ou aquele trabalho, avaliar com uma nota que varia de um a cinco, indicar pontos que achou interessantes, e até mesmo organizar sua biblioteca pessoal, com tags diferentes para livros que já foram devorados, ou que estão na fila de leitura ou emprestados para aquele amigo que nunca lhe devolve nada.

Ainda não existe a opção de se criar comunidades para unir leitores que gostam de um determinado autor, mas é algo que eu acharia bastante legal. Também já cobrei dos responsáveis pelo site uma maneira de alterar a data da leitura do livro, para poder arquivar de forma correta até mesmo aqueles tomos que você leu no colégio e já nem lembrava mais. Aliás, apesar de volta e meia não encontrar o livro no catálogo deles e precisar cadastrar o dito cujo, há tantas obras já cadastradas que é raro você não conseguir incluir o livro em sua estante com poucos clics.

Para os que gostam de ler, vale muito a pena!
Se quiserem, me sigam por lá.

Sair da versão mobile