Ícone do site RPGista

Tormenta RPG: dois livros?

Um comentário do J.M. Trevisan no fórum da Jambô me chamou a atenção:

Este ano devemos lançar um novo básico baseado nas regras do antigo D&D 3.5 e um novo livro de cenário atualizando o mundo de Arton com tudo que aconteceu nesse meio tempo e além.

Dois livros? Por um lado, é legal que eles dividam entre um livro de cenário e outro para as regras, porque quem pretende utilizar outro sistema, como D&D 4E ou 3D&T. Mas por outro tira um pouco do apelo de produto dois em um que Tormenta RPG seria: um substítuto para D&D 3E e um cenário popular em um único livro.

No mais, isso pode significar também uma mudança de formato em outro livro: Reinos de Moreania RPG. Sim, pois um fã conversou com o Guilherme durante a sessão de autográfos d’O Terceiro Deus no Rio de Janeiro e conseguiu algumas informações novas sobre o sistema de Tormenta RPG, vejam só:

2 – Regra de Magia que foi publicada na última DS; 
3 – Sem Spell Resistance. O Guilherme foi bem enfático nessa parte ao explicar os motivos de porque julgar Spell Resistance desnecessário: Pois existe uma Defesa para ataques físicos, que é o CA, e uma para as Magias, que seriam as Resistências; e a Spell Resistance vai contra esse raciocínio. 
4 – Equilíbrio se focando no material próprio, ainda podendo se utilizar suplementos da Wizards, mas cabe ao Mestre restringir combinações ou reescrever certas coisas desses suplementos como regras caseiras. Foi citado que haverá um aviso no livro a respeito disso.

Como as regras de magia da DragonSlayer 22 foram apresentadas como um preview do Reinos de Moreania RPG, isso pode significar que os dois cenários teriam um livro de regras em comum. A regra de Resistência a Magia ser cortada me faz dar pulinhos de alegria mas, se não for acompanhada de uma nerfada em algumas magias, pode desequilibrar o sistema. Tomara que sumam também com aquelas chances percentuais de falha do ataque por ocultamento. Afinal, se o cara é mais resistente a magia ou mais difícil de acertar, dê logo um bônus no teste de defesa correspondente, uai!

O último ponto, do equilíbrio focado no material próprio, me lembra muito Pathfinder RPG, onde também o equilíbrio é baseado no material próprio. Um Guerreiro ou Feiticeiro do Pathfinder RPG é capaz de espancar outro personagem da mesma classe e nível criado sob as regras do D&D 3.5, por exemplo. Aparentemente, será o caso também em Tormenta RPG.

Sair da versão mobile