Ícone do site RPGista

Open Grave: D&D tenta voltar a ser D&D?

Os previews de Open Grave deixam claro: D&D está tentando retornar ao clima de D&D. Claro, sempre há seus percalços: a espada de Tas tem mais linhas de background que o próprio Tas, por exemplo. Mas, é inegável que agora há uma maior preocupação em manter um clima de fantasia.

Será que esse esforço se manterá nos próximos lançamentos? Espero que sim. Acho que o maior problema da 4E, para mim, é a falta de clima. É tudo muito seco, falta algo nas descrições e o sistema não colabora para melhorar essa sensação. Como dizia o Giltônio no seu artigo na Dragon Slayer, o problema da 4E é que ela não é D&D!

Outra bola dentro foram as ilustrações do Open Grave: menos espinhos, mais estilo. O Ooze levantou a hipotése de que a mudança seria resultado das recentes demissões na Wizards. Eu não acredito nisto. Principalmente porque o grosso dessas demissões se concentraram nos envolvidos na iniciativa digital da empresa. Qualquer mudança drástica nas politicas digitais da Wizards seria resultado da onda de demissões mas, o mesmo não pode ser dito dessa mudança de tom em Open Grave.

Acho mais provável que isto seja uma reação natural a avalanche de críticas à nova edição ? quando você ouve constantemente seus clientes reclamando que o produto até que está legal mas, que settem falta de tal aspecto do produto anterior, acho que a tendência é tentar trazer de volta este aspecto popular, não?

Sair da versão mobile