Ícone do site RPGista

RPG + Orgulho = Duelos

RPG + Orgulho = Duelos 1Você já reparou como, muitas vezes, os jogadores ficam mais nervozinhos que o normal quando jogam?
Não quero dizer nervosos de verdade, mas como eles costumam tomar decisões que não tomariam na vida real. Especialmente envolvendo a segurança física do PC.
Quantos são aqueles que, em uma discussão no trânsito, são capazes de partirem para a agressão física de outra pessoa, ou mesmo sacarem uma arma para se verem livres dos problemas?
Para minimizar o problema, vamos considerar que os personagens são “aventureiros” e pessoas que vivem nos limites, ok? Então estariam acostumados a resolverem seus problemas com o uso da força. Vamos dizer que são pessoas com uma moral “diferente” da que rege nosso dia-a-dia.
Ok. Vou deixar passar.
Mas e quando os personagens resolvem lutar entre si?
“- Vamos para a esquerda…”
“- Melhor a direita.”
“- Saque a espada maldito!”
“- Kame Hame Ha!!!!”
É ridículo ver a situação.
Amigos de anos, aliados importantes… todos correndo o risco de caírem mortos por xingar o outro de “cão”, ou “burrão”.
Parece que o jogador se projeta e age como se provocações fossem dirigidas à sua própria pessoa, e para responder a provocação – e manter o orgulho – só lhe resta uma coisa:
Destruir o personagem do outro.
Eu não sei se isso acontece em outras culturas, mas, se você reparar, nós costumamos fazer essa projeção o tempo inteiro.
Se alguém diz “essa comida que você preparou está uma merda”, eu fico profundamente ofendido. É como se eu fosse “uma merda”.
Da mesma forma, se você diz “esse sistema que você joga é uma droga”, levamos para o lado pessoal. “O que ele está querendo dizer com isso? Que ele é melhor do que eu porque joga algo melhor?!”.
E quem já participou de discussões pela internet sabe o que quero dizer.
Mas tentar destruir o outro não vale o esforço. É muito esforço para uma recompensa pequena.
Assim, como jogador, eu tento não aumentar o nível de agressão acontecendo na mesa.
De forma geral, se o oponente xingar, xingo de volta e só se estiver em uma situação extrema, uso ataques desarmados contra outros jogadores.
Além disso, apenas se correr o risco de perder o PC uso armas.
Uma coisa legal, que já tive a oportunidade de experimentar algumas vezes, é DESENCORAJAR o uso de armas pelos outros jogadores por meio de roleplay:
Jogador 1: “- Seu escroque! Vamos para a direita!”
Jogador 2: “-Você é feio! Esquerda!”
Jogador 1: “- Eu saco a espada e ataco!”
Jogador 2: “- Calma aí, rapaz! Tá maluco?!”
Jogador 1: “- …?!….Heim?!”
Jogador 2: “- Pô, você vai sacar a arma só porque a gente está discutindo? Vai colocar a sua vida, e a minha, em risco por causa disso?”
A quebra de ritmo na discussão funciona muito. MUITO. E dá margem para mais interpretação ainda, na medida em que não exaure a discussão.
Repare que não estou pregando “paz” entre os jogadores. Pelo contrário, gosto muito de conflitos na mesa. Só acho que não vale a pena perder um personagem por causa de orgulho ferido.

Sair da versão mobile