Este é um segundo post escrito por Dave “The Game” Chalker, editor-chefe do blog Critical Hits. Escrito para o RPG Carnival, que desta vez tem o tema “Transformações e Transições“, o post faz um paralelo interessante sobre a reformulação do cenário do novo D&D com a linha Marvel Millenium.
Publicado originalmente no blog Critical Hits sob o título “Ultimate D&D Universe“:
A jogada na 4e foi pegar aquilo que eles consideravam partes “centrais” do D&D e incorporar elas em um cenário sólido onde tudo funcionasse junto, no lugar de fazer como antes e adicionar elementos ao D&D à medida que o tempo ia passando e novas aventuras eram publicadas. De certa forma esta transição do cenário básico de edições passadas para o cenário básico da 4e foi uma tentativa similar às tentativas da Marvel e DC Comics de limparem sua continuidade para permitir que novos leitores (jogadores) tenham maior facilidade de entrada, além de limpar tudo para poder melhor acomodar os elementos. A Crise das Infinitas Terras da DC foi pioneira nisso, mas para mim a analogia funciona melhor com a linha Marvel Millenium.
Como foi mencionado, ambas pegaram elementos que os criadores/designers achavam que funcionavam e otimizaram eles para fazerem parte de um todo criado desde o início para funcionar em conjunto. Muitos não ficaram felizes com as mudanças, preferindo a organização pré-existente, que lhes era mais familiar. Os criadores/designers jogaram fora muitos elementos que mantinham seus fãs.
O interessante é que a 4e parece ter seguido os passos do Universo Millenium de uma forma que eu não esperava: as pessoas estão empolgadas para ver a versão 4e de elementos antigos. O universo Millenium tem (ou ao menos tinha) fãs aguardando por certos personagens ou eventos, para poderem ver a versão “Millenium” deles. “Quero ver o que farão com o Rhino na Millenium” ou o que preferir. Na 4e, certas classes, raças e monstros são, claro, os principais alvos desta ansiedade; mas eu vi vários pedidos para as novas versões de NPCs e locais específicos. “Como será o Spelljamming na 4e?” e por aí vai. Claro, da mesma forma que o universo Millenium, há muitos que dirão que a nova versão não é fiel ao original, ou que não segue o conceito X da forma como deveria.
Este processo é similar ao Desmantelo, uma vez que o objetivo é melhorar sem ser confinado por nada previamente estabelecido. Apenas os elementos básicos são necessários. Num RPG como o D&D, mecânicas e história estão entrelaçadas até determinado ponto, não importa o quanto você escolher ignorar em suas campanhas.
Eu acho interessante que mais companhias parecem estar tentando este procedimento (e isso é definitivamente arriscado). Eu tenho a impressão que estas sempre serão aquelas que preferem manter tradições tanto quanto for possível, mas são elas que estão a fim de destruir e reconstruir.