Ícone do site RPGista

Novo OGL da Green Ronin

Terceira Era

Ontem a Green Ronin, uma das mais conhecidas e bem sucedidas editoras que trabalham com RPG na gringa reafirmou o que já havia dito há tempos, não irá migrar para a 4E do D&D  e continuará dando suporte ao finado sistema d20, ainda que maquiado. O principal motivador nem é pela birra com as novas regras “videogamisticas” do jogo, mas sim por causa da OGL da Quarta Edição que é uma doideira engessante, que apesar do alarde quanto ao fato de que ela seria revista até agosto, não tivemos mais notícias quanto a isso.

Já que a dona da bola, a WoTC não se manifesta, e como os selos antigos não poderão mais ser usados pelas empresas que o utilizavam até este ano, a GR optou por migrar de vez. Já anunciaram o seu novo selo (beeeem feio, por sinal) que trará suporte em regras para a sua linha de produtos, inclusive, lançou seis títulos ontem mesmo já adaptados para a nova realidade.
Essa iniciativa não é novidade (e pra mim é até estranha. Quem tem True20 não precisaria necessariamente caçar com gato), sendo que até a Jambô já anunciou por baixo dos panos que no próximo ano lançará um sistema OGL próprio para dar suporte aos seus produtos. Quem sabe o 3rdEra não contribua também para isso, já que a editora é a detentora dos direitos de publicação dos livros da Green Ronin aqui no país.

Sair da versão mobile