Globalizando o Hobby
Uma coisa que talvez não ocorra aos autores e colaboradores de blogs e sites de RPG (e confesso que nunca tinha pensado nisso até hoje) é o fato óbvio de que o idioma português não é exclusividade nossa (duh). Vários paises de lingua portuguesa deste planeta poderiam beber das informações que estamos produzindo. E o oposto é igualmente válido. Quando foi a última vez que você visitou um site de RPG de Portugal?
E eles existem? – você pode estar se perguntando.
Pois é, existem sim. E até nos linkam de lá =D
Foi através da Lista Lúdica que eu conheci o Sopa de RPG e Ideonauta, dois blogs lusitanos bem recentes e ainda com pouco material, mas que demonstram uma nova tendência que está se espalhando. Através da Lista também relembrei da existência do site Abre o Jogo, que conheci uns tempos atrás através do Laboratório do Doutor Careca, na época devido a um comentário de portugueses que usavam o 3D&T (e temos um novo recorde de links no mesmo parágrafo, senhoras e senhores).
Apesar de não acompanhar os sites da gringa, acho interessante saber que algumas das coisas que a gente escreve aqui de uma forma tão caseira e focada no nosso círculo de leitores acaba ganhando o globo. Temos hoje leitores esporádicos espalhados por toda a Terra (isso soa tão megalomaníaco), mas eles se concentram especialmente em Portugal.
E temos tudo para apenas ganhar reforçando esse contato entre os sites daqui e de lá. Até mesmo a nossa infante blogosfera pode e deve ir muito além de um mero grupinho de pessoas que respondem memes uns dos outros. Basta ver a qualidade de várias matérias que estão surgindo nos últimos dias. Através da internet podemos facilmente extrapolar os limites geográficos de nosso alcance. Basta alguém agir. E a Lista Lúdica está fazendo isso, integrando ambos os países em sua blogroll =)