Ícone do site RPGista

Crise financeira faz mais vítimas no entretenimento

A crise financeira está afetando fundo o mercado de entretenimento americano, recentemente foi a WizKids que encerrou suas atividades, e agora a Broccoli International U.S anunciou o mesmo destino para 2009. A Broccoli Books era responsável pela publicação de diversos mangás, como Disgaea, Galaxy Angel e Murder Princess, e desde o início da crise as editoras já diminuíram suas previsões de vendas em 22%.

Não é novidade que, em tempos de crise, os primeiros gastos retirados do orçamento familiar são os supérfluos. HQs, cinema, DVDs e as idas regulares aos shoppings são as principais vítimas. E o RPG. O impacto da crise econômica sobre os jogos de RPG não foi sentido com intensidade até agora, nenhuma editora digna de nota faliu, nenhuma linha foi descontinuada. Isso acontece porque a maior parte das pequenas editoras de RPG americanas hoje publicam em PDF, em sites como DriveThruRPG e RPGNow, e tem seus custos de produção extremamente baixos. Não é incomum que essas pequenas editoras sejam apenas um cara que trabalha no Wal-Mart com um computador ligado a internet e vontade de escrever RPG. Das restantes, ou são grandes demais e com produtos sólidos demais para caírem, ou são pequenas, mas com linhas sólidas e administração competente.

Por aqui, as coisas não parecem mudar muito com a crise mundial, a Devir vai bem com o novo Mundo das Trevas e promete D&D 4E para dezembro. A Jambô lança mais dois livros este mês e deve continuar no mesmo ritmo frenético de lançamentos dos últimos anos. A Caladwin recentemente adquiriu os direitos de publicação da série de romances Wheel of Time e deve se dar bem com sua linha de literatura fantástica se fizer bem seu trabalho (especialmente se o filme de Wheel of Time realmente sair). A Daemon segue com seus lançamentos para RPG e outros livros dentro da gama de interesses do Marcelo Del Debbio como a Enciclopédia de Mitologia. Os lançamentos continuam a ser anunciados e preparados, embora a alta do dólar provoque um aumento nos preços dos livros (para quem não sabe, papel é cotado em dólar), então ao que parece esta crise mundial passará ao largo do mercado editorial de RPG ao menos pelos próximos meses.

Sair da versão mobile