Ícone do site RPGista

O Motoqueiro Sem Cabeça

Aqui vai um post especial para comemorar o Halloween e o Dia dos Finados.

O Cavaleiro Sem Cabeça…

Esta lenda começa no final do século XVIII, quando um soldado alemão desconhecido foragido da província alemã de Hessen aceita a oferta de atuar como um mercenário sob o comando dos ingleses durante as batalhas revolucionárias dos Estados Unidos. Dizem que ele fugiu imediatamente da Alemanha após ter um sonho no qual uma bruxa lavava sua farda ensangüentada à beira de um rio – um claro sinal de que a morte pairava sobre ele.
Infelizmente, ou talvez felizmente, ninguém foge de seu destino. Durante uma das várias batalhas entre os colonos e os ingleses nas redondezas de Tarry Town, uma pequena vila no estado norte-americano de Nova Iorque, o mercenário de Hessen foi decapitado por um tiro de canhão. Ninguém, nem o falecido mercenário sabe ao certo qual lado foi o autor do disparo.
A história do mercenário alemão deveria ter acabado alí. Mas não foi o que aconteceu. Enterrado sem qualquer identificação e sem sua cabeça, o cadáver do hessenense desconhecido ergueu-se de seu túmulo na madrugada que antecedeu o Dia das Bruxas do ano de 1790. O cadáver iniciou uma chacina, matando todos que encontrava em seu caminho, enquanto procurava por sua cabeça perdida.
Ninguém escapou da fúria do cavaleiro, exceto por um franzino escolástico chamado Ichabod Crane, que conseguiu jogar-se num córrego próximo e escapar da fúria do feroz morto-vivo naquela noite.
Entretanto, isso não salvou Ichabod de seu perigoso perseguidor. Convencido de que Ichabod estaria com sua cabeça, o cavaleiro passou a manifestar-se todos os anos, nas três noites que separam o Halloween do Dia dos Finados. Sempre no encalço de Ichabod, e possivelmente sua cabeça.
Foi apenas 30 anos depois, na noite de 1º de Novembro de 1820, que Ichabod conseguiu derrotar o então conhecido Cavaleiro Sem Cabeça com o auxílio de misteriosos caçadores de monstros. Eles encontraram o crânio desaparecido, derrotaram o cavaleiro e enterraram ambos numa cova do cemitério de Tarry Town, marcada até hoje como o túmulo do “Célebre Mercenário Hessiano” – numa tentativa de aplacar o espírito e evitar que ele retorne novamente.

…E o Motoqueiro Sem Cabeça

Recentemente (na data que quiser usar este NPC), uma entidade possivelmente relacionada tomou o corpo de um cronista local chamado Geoffrey Irving e começou a chacinar os residentes da cidade na qual os PCs estão.
Toda vez que vai dormir, Geoffrey Irving transforma-se num motoqueiro decapitado vestido em couro e capaz de produzir capacetes flamejantes que explodem quando arremessados. Normalmente este monstro permanece montado em sua moto (esteja onde estiver) e arremessa capacetes enquanto pilota ela, sempre mantendo-se em movimento.

Versão modernizada da lenda. Tirado do desenho dos Caça-Fantasmas.

MOTOQUEIRO SEM CABEÇA (NÍVEL DE PODER 12)
FOR
+0
10
DES
+2
14
CON
+0
INT
+1
12
SAB
+1
12
CAR
+2
14
Resistência
+8
Fortitude
Imune
Reflexos
+8
Vontade
+9
Perícias: Acrobacia +10, Dirigir +12, Escalar +5, Intimidar +10, Intuir Intenção +4, Notar +7.
Feitos: Ação em Movimento.
Poderes: Forma Alternativa 20 (Forma de Fantasma)

Habilidade Inexistente: Constituição; Bônus de Perícias: Acrobacia +8, Dirigir +10, Escalar +5, Intimidar +5; Talento: Ação em Movimento; Raio 12 (Extras: Área, Explosão); Imunidade 54 (Efeitos de Fadiga, Efeitos Mentais, Salvamentos de Fortitude, Suporte Vital); Proteção 8, Super-Sentidos 4 (Percepção às Cegas, Visão).

Dispositivo 2 (Moto, Fácil de perder, só funciona com o motoqueiro sem cabeça)

Super-Movimento 5 (Escalar Paredes, velocidade total; Permear, velocidade total); Velocidade 5 (400Km/h)

Falha: Incapaz de cruzar corpos de água com os próprios meios (córregos, lagos, rios, etc)
Combate: Ataque +10, Dano +12 (capacetes explosivos, área, explosão), Defesa +14, Inciativa +2
Habilidades 12 + Perícias 5 + Feitos 0 + Poderes 106 + Combate 44 + Salvamento 14 – 1 Falha = TOTAL 180

Uso em Jogo

A real natureza desta entidade, o que ela deseja e o que os personagens jogadores devem fazer à respeito fica ao seu cargo criar. Mas aqui vão duas sugestões:

Afrontada por Ladrões

O túmulo do mercenário hesseniano foi saqueado a mando de um rico colecionador de artefatos folclóricos de mitos dos Estados Unidos (ou talvez ele apenas interesse-se pelo período histórico das batalhas revolucionárias dos Estados Unidos, não necessariamente por  folclore).
O espírito precisou possuir um corpo pelo seu corpo original já estar decomposto demais. Além do mais, o cronista é um de seus descendentes – e aquele que vive mais próximo do colecionador.
Os heróis terão de resolver o mistério e devolver os artefatos retirados do túmulo do cavaleiro para poder apazigüar o espírito. Se não fizerem isso, o pobre Geoffrey continuará transformando-se no motoqueiro sem cabeça sempre que dormir

Maldição Ancestral

Quando Ichabod Crane estava em Tarry Town, sua intenção era casar-se com a jovem Katrina Van Tassel no lugar de Abraham Van Brunt, até então o noivo da moça. Mas o ataque do Cavaleiro Sem Cabeça atrapalhou os planos de Ichabod, que fugiu da cidade na mesma noite em que escapou do morto-vivo que queria matá-lo. Mas Ichabod nunca deixou de amar Katrina. E anos mais tarde voltou para Tarry Town em busca de Katrina e fugiu com a esposa de Van Brunt.
Quando Ichabod finalmente derrotou o cadáver do hessiano, o morto-vivo amaldiçoou sua família. Gerações mais tarde, o espírito do Cavaleiro voltou e passou a assombrar o corpo do descendente mais novo dos Crane, o pobre Geoffrey Irving. Graças a isso, o rapaz está condenado a transformar-se no Motoqueiro Sem Cabeça todas as noites em que houver algum descendente dos habitantes que viviam na antiga Tarry Town de 1790.
Neste caso os heróis terão de conseguir alguma forma de separar a entidade que possui Geoffrey e derrotá-la.

Acredite: você não vai querer levar uma capacetada deste cara. Imagem do desenho dos Caça-Fantasmas.

Crédito a quem ele é devido

Essa idéia não foi minha. Apesar de só ter lembrado bem depois de pensar neste vilão, há mais de vinte anos, no desenho animado dos Caça-Fantasmas, foi apresentado um episódio no qual os heróis enfrentam uma versão modernizada do Cavaleiro Sem Cabeça. Esse episódio do desenho pode ser assistido no YouTube (parte 1, parte 2 e parte 3).

Sair da versão mobile