Ícone do site RPGista

Naruto 3D&T VII – Controle do Chakra

Controle do Chakra (CC)
Quem observar a ficha verá que existe um Caminho dos Jutsus chamado de Controle do Chakra. Como já foi explicado antes, para se fazer um Jutsu muitas vezes é necessário usar e o Chakra e controlá-lo da maneira correta. Desta forma, de todos os caminhos, o mais importante deles é o Controle do Chakra. Ser deficiente neste caminho impede que o shinobi possa controlar o Chakra da maneira correta para fazer Jutsus mais poderosos.

Além de influenciar os Jutsus, o Controle do Chakra possui algumas técnicas únicas que a maior parte dos shinobis possui. Estas técnicas são “compradas” e aprendidas como se fossem Jutsus (ver regras sobre Jutsus para maiores detalhes), e são anotadas na lista de Jutsu do personagem. Cada uma delas cobra certa quantidade de Chakra para ser feita e domínio no Controle do Chakra. A não ser que se diga o contrário, todas esta técnicas são executadas como ações livres.
São elas:

Como aprender uma técnica: após iniciado o RPG, a lista de Jutsus do personagem deverá está completa, não faltando anotar nenhum Jutsu ou técnica de Controle do Chakra, pois, assim que o RPG se iniciar, ele deverá aprender seus novos poderes gastando alguns dias ou semanas treinando o mesmo. Ao longo do RPG nada impede o personagem de aprender um novo Jutsu ou uma nova técnica de CC. Existe na parte dedicada aos Jutsus uma regra específica que determina o tempo necessário para se aprender um Jutsu. Aqui será apresentada uma forma específica de se encontrar este tempo para se aprender as técnicas de CC.
Os valores a seguir serão baseados no valor cobrado de CC pela técnica que se pretende aprender (valor mínimo sempre de um dia). Dá pra ver que é muito fácil e rápido aprender técnicas básicas. Já técnicas mais complicadas requerem um gasto excessivo de tempo, treino e dedicação. Como não existem na lista acima técnicas que cobrem 5 de CC, não será preciso chegar ao cúmulo de meio ano de treinamento, mas ainda assim técnicas muito avançadas são complicadas de se assimilar rapidamente.
Perceba também que os valores são variáveis, ficando de acordo com o Mestre quanto tempo exatamente o personagem deverá gastar para aprender a técnica. Da mesma forma, o jogador deverá interpretar o esforço da melhor maneira que puder o que poderá servir de justificativa para diminuir o tempo de aprendizado. Aprender técnicas de CC está muito relacionado a vontade do personagem e não a fórmulas matemáticas precisas. Um jogador capaz de demonstrar esta vontade e dedicação na sua interpretação deverá ser recompensado com menos dias para se aprender a técnica.

Por Felippe Melo

Sair da versão mobile