Ícone do site RPGista

Naruto 3D&T V – A Natureza dos Jutsus

A Natureza dos Jutsus

Os Jutsus são as técnicas que os shinobis utilizam no mundo de Naruto. São os poderes dos shinobis. Estes poderes podem ser de diversos tipos e possuem diversos efeitos, sejam ofensivos, defensivos ou de suporte.
Para usar um Jutsu o shinobi precisa primeiro conhecer aquele que deseja fazer. Assim, todos os shinobis precisam aprender o Jutsu antes de poder utilizá-lo. Aprender um Jutsu pode levar tempo, variando devido a sua complexidade. Não é qualquer shinobi que irá saindo por aí fazendo qualquer Jutsu a sua vontade.

Como existem muitos Jutsus, alguns mais complexos e outros mais simples, determinou-se uma forma para diferenciá-los e classificá-los quanto ao seu nível de poder. Está forma são os Ranks. Os Ranks variam do mais fraco (Rank E) aos mais fortes (Rank A e S), representando o grau de complexidade do Jutsu e seu nível de poder. Além disso, os Ranks diferenciam bem o nível de certos shinobis. Genins ainda são muito inexperientes e jovens para saber manipular um Jutsu de Rank A, por exemplo, o que já é perfeitamente possível para um Jounin.
TIPOS DE JUTSUS
Existem diversos tipos de Jutsus, onde cada um delimita uma área de conhecimento e atuação do shinobi. Os Jutsus se dividem nas categorias descritas a seguir.
Taijutsus (TAI): são técnicas de combate corpo a corpo, utilizando-se de armas ou não. Tais técnicas são essenciais para qualquer shinobi e perigosas para os oponentes, pois os usuários que focam em Taijutsu geralmente possuem uma capacidade física superior a dos utilizadores de Ninjutsu ou Genjutsus. Alguns exemplos de Taijutsus são o Dynamic Entry, Suiken Ryuu, Shishi Rendan.
Genjutsus (GEN): o shinobi controla o sistema de Chakra do oponente, colocando-o de um jeito irregular, afetando um ou todos cinco sentidos da vítima. Com isso, ele consegue fazer com que a pessoa sinta algo que não exista, de dor até visões, ou cheiros que não existem. É uma técnica avançada e que necessita de muita inteligência e um Controle de Chakra preciso. Um hábil usuário de Genjutsus pode vencer um combate sem nem mesmo suar, criando ilusões que prendem o adversário num transe profundo e se aproveitando da situação para matá-lo. Um exemplo é o Tsukyomi.
Ninjutsus (NIN): é qualquer técnica shinobi que não é uma ilusão ou escrita e utilize pelo menos um dos 12 selos. Shinobis especializados em Ninjutsus podem facilmente fazer grandes feitos impossíveis para outros tipos de shinobi, como conjurar animais, destruir florestas, ou mesmo criar copias de si mesmo. Também estão dentro dos Ninjutsus todas as técnicas que controlam os elementos efetivamente. Alguns exemplos são o Chidori, Rasengan, Goukakyu no Jutsu.
Os três tipos apresentados acima são os tradicionais do mundo shinobi. Entretanto, existem ainda outras classificações que precisam ser citadas para fins de entendimento e esclarecimento.
Kekkei Genkai: são as Linhagens Sanguíneas Avançadas, ou seja, um conjunto de técnicas passadas de pai para filho pelo sangue. Tais técnicas são exclusivas de cada Clã shinobi e não podem ser copiadas de maneira alguma (mesmo com o Sharingan). Estes Jutsus estão dentro de um dos três tipos principais (TAI, GEN ou NIN). Um exemplo é o Kage Mane no Jutsu.
Fuuinjutsus: são Ninjutsus complexos que necessitam de selos, preparações, ingredientes, dentre outras coisas. Alguns dos Fuuinjutsus mais simples são as tarjas explosivas que qualquer shinobi pode usar sem problema. Fuuinjutsus, diferentemente dos outros Jutsus, não são criados para serem feitos e utilizados instantaneamente. Tais Jutsus necessitam geralmente de tempo para se desenhar os intrigados selos ou fazer os preparativos necessários, mas seus efeitos podem ser devastadores. Especialistas em Fuuinjutsus podem criar barreiras, alterar efeitos de outros Jutsus e até mesmo selar poderosas técnicas ou mesmo Bijuus. Um exemplo seria o Juin Jutsu.
Kinjutsu: existem Jutsus que são excessivamente poderosos, mas terríveis e perigosos para o próprio usuário. Geralmente estes Jutsus são de Rank elevados devido ao seu nível de poder, outros podem até ser mais fracos, mas são tratados como tenebrosos devido as suas conseqüências. Estes são os Kinjutsus, Jutsus proibidos devido seus efeitos terríveis e devastadores. Alguns Kinjutsus são tratados com tamanho desprezo que seu usuário pode ganhar Má fama só por tê-lo usado alguma vez. Um exemplo seria o Edo Tensei.
A RODA DOS ELEMENTOS
Alguns Ninjutsus são dominados por elementos. No mundo de Naruto existem cinco tipos de elementos principais, que são: Fogo (Katon), Água (Suiton), Terra (Doton), Vento (Fuuton) e Trovão (Raiton). Cada shinobi nasce com uma predisposição para algum elemento, que ele aprende e usa com mais facilidade do que os outros. Essa predisposição não impede que o shinobi aprenda mais de um elemento. Com o seu desenvolver, esse shinobi pode aprender outros elementos, usando-os com certa facilidade. Mesmo assim, o shinobi não pode usar vários elementos ao mesmo tempo, ele só pode usar um de cada vez.
Desta forma, cada pessoa tem uma predisposição para certo elemento. Entretanto, alguns clãs de shinobis possuem a capacidade de usar dois elementos com a mesma facilidade e fundi-los num mais poderoso e único. Esse novo elemento é tratado como uma Kekkei Genkai. Existem várias possíveis fusões entre dois elementos, sendo as mais famosas: Madeira (Mokuton); e Gelo (Hyouton).
Para saber qual elemento o shinobi tem maior predisposição, existe um processo muito simples. Primeiro é preciso fazer um papel especial a partir de uma árvore muito antiga que se alimenta de Chakra. O shinobi segura o papel e coloca seu Chakra nele, acontecendo uma reação: se o papel se picar em pedacinhos é elemento Doton (terra); se pegar fogo é Katon (fogo); se ficar molhado é Suiton (água); se partir-se no meio é Fuuton (vento); se ficar amassado é Raiton (trovão). A partir daí o shinobi treina para poder despertar o controle do seu elemento.
Os elementos fazem parte de uma roda contínua que tende a se equilibrar mutuamente. Isso quer dizer que um tipo de elemento é mais forte e mais fraco que outros distintos. Tendo esse pensamento em mente, quando dois Jutsus diferentes carregados com algum tipo de elemento estão para se chocar ou se confrontar, o elemento por natureza mais forte ganha, em conseqüência o mais fraco perde.
Analise a figura apresentada acima. Essa é a Roda dos Elementos. Ela indica no sentido horário que elemento é mais forte, e o oposto o mais fraco. Se pensarmos dessa maneira, Fogo é mais forte que Vento, em compensação é mais fraco que Água. Então, quando um Jutsu de Fogo confrontar um de Vento, ele tenderá a vencer. Se for o oposto, o Jutsu de Água é que tenderá a vencer contra um Jutsu de Fogo. Assim, os elementos tendem a se equilibrar sempre.
SISTEMA (3D&T):

Exemplo: quero aprender um Jutsu Rank A (VR = 48) e que me cobre um CC = 3, onde eu tenho H = 3. O tempo de aprendizado será = 48 + (5 x 3) – 3d. Supondo que os valores que encontrei na rolagem dos 3d foram 4, 5 e 6. Então o tempo de aprendizagem será = 48 + 15 – 15 = 48 dias para aprender o Jutsu. Se algum mestre estiver me ensinando o Jutsu, serão necessários apenas 24 dias de treino para aprender o mesmo.

Sair da versão mobile