Ícone do site RPGista

Para jogar no trabalho

Graças ao Marcelo (um dos meus jogadores), acabamos descobrindo uma ferramenta muito bacana para apoio ao jogo e voar no trabalho.

O Google Docs tem muitas das ferramentas que normalmente são vistas no Office, mas com o diferencial de poderem ser compartilhadas.

Além disso, ainda podem ser editadas simultaneamente pelos colaboradores.

Isso mesmo!

Você pode acessar um documento simultaneamente com todo o seu grupo e começar a editá-lo. Fomos fazer um teste e acabamos fazendo uma micro sessão online (durou uns 10 minutos) usando uma planilha, muito semelhante aquelas do Excel.

A interface ainda permite a criação de um Chat, que pode ser usado por todos que estiverem editando o documento ao mesmo tempo.

No início, usamos o Chat no joguinho, mas logo depois o abandonamos, ao criarmos uma coluna para as falas do mestre (com cada coluna pertencendo a um personagem).

Enquanto isso, cada linha da planilha foi sendo utilizada como uma ação, ou fala do personagem.

E tem mais!

Você pode criar documentos de texto e deixá-los armazenados na web para futuras referências. Foi o que eu fiz com a idéia que o Rocha me deu. Criei um documento com todos os NPC´s (ou pelo menos os mais importantes na trama, até agora) com os quais o grupo já se encontrou e disponibilizei para todos.

Outra vantagem para a utilização do sistema é a facilidade de acesso. Qualquer um deles pode acessar o material de qualquer computador.

Para informações que não são vitais, ou sigilosas, o Google Docs me parece, até agora, ser uma ótima ferramenta de trabalho.

Eles bem que poderiam lançar um “google dice”.

Obs.: É claro que usar uma planilha para “bater papo” não é a mesma coisa usar uma ferramenta própria para isso, ou muito menos ferramentas de jogo online (como o iRPG), mas valeu a brincadeira (especialmente porque estávamos cada um no trabalho e ninguém consegue instalar essas ferramentas nas máquinas!).

Sair da versão mobile