Ícone do site RPGista

O que eu acho da 4E

Como muitos aqui devem saber, o Dungeons & Dragons 4ª Edição não foi lançado oficialmente ainda, mas já tem bastante gente que conseguiu dar uma olhada nos novos livros básicos. Em vista deste fato, e por muitos saberem que eu realmente estou empolgado com muitas notícias relacionadas com o D&D 4E, um amigo perguntou numa ótima, apesar de recente, lista de discussão qual seria a minha opinião a respeito do jogo.

Bem. O quê dizer?
Eu mantenho o pre-order que fiz e provavelmente vou jogar esta nova edição o bastante para que ela se pague (como o meu 3.0 se pagou antes de sair a 3.5, que eu não comprei). Duvido que seja a minha primeira opção quando pensar em mestrar (ainda tem o Mutants & Masterminds e o True20, além do ORE que estou pensando em usar para mestrar Ravenloft num futuro a médio prazo), mas isso não quer dizer que não vá jogar com ela.
Gostei bastante de muito do que vi. Também desgostei de algumas coisas, especialmente o sistema de tendências. Mas a maioria dos meus problemas com o jogo vem do fato dele simplesmente não ser para mim. Não sou tão “gamista”, não sou fã de tabuleiro e não gosto muito de “book keeping” (manter contagem de condições, marcadores, etc), coisas que a nova edição me parece ter bastante. Eu sou o cara que ao mestrar provavelmente esqueceria de quem está bloodied (ou que tem uma habilidades especial para essas pessoas ou quem ataca elas), não lembraria de rolar saving throws toda rodada e muitas vezes até seria enganado por táticas inteligentes dos jogadores. Só me restaria escolher a tática sacana de mestre: mandar os inimigos em ondas de tamanhos indefinidos sem deixar o encontro acabar até os jogadores esgotarem seus recursos e começarem a apanhar.
Enfim. Definitivamente vai ser um jogo que jogarei. Só não vai ser meu novo jogo preferido.
De fato, hoje vou encontrar com o grupo para fazermos fichas. Eu já havia começado a fazer um bruxo meio-elfo com o pacto das estrelas, mas preferi não dar continuidade porque sinto que o que não vai faltar no grupo são atacantes. No lugar provavelmente farei um Mago, mas vou esperar para ver o que todo mundo fará para preencher a vaga que falta.

Sair da versão mobile