Ícone do site RPGista

FAQ da GSL

Devido às diversas especulações feitas à respeito da nova GSL, a Wizards of the Coast soltou agora no dia 2 um pequeno FAQ a respeito da nova licença. Abaixo você pode conferir uma tradução do FAQ:

Houveram muitas especulações sobre os detalhes da nova GSL, e eu sinto que há necessidade de alguns esclarecimentos. Nosso intuito é encorajar editores a criarem para a 4ª Edição, não colocar em perigo editoras independentes que fazem jogos com a OGL. Com isso em mente, as editoras poderão decidir — de acordo com cada linha de produtos — qual plataforma usarão para desenvolver seus produtos. Se uma editora tem um produto existente sob a OGL, nós adoraríamos que ele fosse atualizado para a GSL; entretanto, isso não é mandatório.
–Scott Rouse, Gestor Sênior de Marcas
FAQ da Game System License do Dungeons & Dragons 4ª Edição
P. Haverá uma taxa para participar? Nós ainda teremos de pagar US$ 5,000?
R. As Game System Licenses são licenças livres de royalties e não há uma taxa de kit de desenvolvedor associada com elas.
P. Qualquer um pode participar?
R. Sim. Editoras interessadas deverão enviar um cartão de registro, concordando com os termos de uso. Este cartão de registro será parte do material para as editoras, disponível em nosso website à partir de 6 de Junho de 2008.
P. Quando poderemos começar a publicar produtos GSL?
R. A data de início efetivo das vendas dos produtos GSL para D&D 4E foi marcada para 1º de Outubro de 2008. A data para a GSL d20 não foi determinada ainda.
P. A nova licença já está pronta? Pode nos dar um prazo concreto?
R. A GSL do D&D 4E será lançada quando lançarmos o Dungeons & Dragons 4ª Edição, no dia 6 de Junho de 2008.
P. Quais os detalhes específicos da licença?
R. Os detalhes específicos estarão disponíveis para o público à partir do lançamento das licenças.
P. Como a GSL vai interagir com a OGL?
R. As duas GSLs são novas licenças, separadas da OGL. Elas foram criadas para companhias que desejam publicar produtos compatíveis com a 4ª Edição.
P. As companhias ainda podem produzir produtos 3.x sob a OGL?
R. Sim, mas nós antecipamos que o interesse nos produtos da GSL 4e será maior.
P. Podem as editoras lançarem novos produtos sob a OGL e a GSL 4E?
R. Não. Cada produto será da OGL ou da GSL 4E. Se um novo produto é publicado sob a GSL 4e, ele não poderá ser também publicado como um produto 3.x sob a OGL; e vice-versa.
P. Eu tenho múltiplas linhas de produtos. Se eu atualizar um produto para a 4ª Edição, terei de atualizar todos os outros?
R. Não. Editoras poderão escolher quais linhas de produto utilizarão quais licenças.
P. Haverá licenças diferentes para outras linhas, como d20 Modern?
R. A GSL d20 permitirá RPGs de outros gêneros.
P. Por que há duas licenças diferentes?
R. A GSL do D&D 4e é específica para a marca Dungeons & Dragons. A GSL d20 permite gêneros que não são de fantasia. Ambas as licenças atrelam aos livros básicos da 4ª edição.
P. Terei de abdicar de meu direito de publicar produtos OGL 3.5 para publicar produtos compatíveis com a 4e?
R. Não. Editoras são livres para publicar linhas de produto tanto sob a OGL quanto a GSL 4E. Nós adoraríamos ver nossos colegas da indústria converterem todos os produtos ofertados para a 4E, como estamos fazendo, mas não esperamos nem exigimos que as empresas convertam-se completamente para a nova edição.
P. Podem as editoras atualizarem suas publicações anteriores de edições antigas para as regras do D&D 4ª Edição?
R. Sim. Editoras participantes da GSL do Dungeons & Dragons 4ª Edição terão permissão, e serão encorajadas, para converterem suas publicações de edições antigas para as regras da 4ª Edição.
Para maiores informações a respeito da GSL do Dungeons & Dragons 4ª Edição, dê uma olhada em nossos fóruns.
Fonte: Wizards of the Coast

Sair da versão mobile