Ícone do site RPGista

Detalhes adicionais sobre as raças e classes

Desta vez não foi apenas uma, mas sim duas pessoas começaram a dar maiores detalhes sobre as informações contidas no Wizards Presents: Races & Classes. Primeiro, o usuário GuJianXian postou informações adicionais nos fóruns do EnWorld.org.

…Aqui estão detalhes adicionais do livro Races and Classes (estou segurando ele enquanto digito isso). Todos os trechos de informação são da primeira metade do livro (Raças).

  • Dano em habilidade sumiu.
  • As escamas dos dragonborn são de cor bronzeada ou dourada.
  • Elfos agora são tão altos (ou mais altos) que humanos, apesar de ainda serem bem esguios e graciosos.
  • É descrito que os Halflings possuem tendência para “adquirir” coisas graças à sua intensa curiosidade (parecido com o kender de Dragonlance). Eles agora são mais altos que antes, numa média de 1,30m de altura e pesando 30kg.
  • Azers e galeb-dur são mencionados como seres que já foram anões mas foram completamente escravizados por seus antigos mestres gigantes.
  • Tieflings não são crias de demônios com humanos, mas sim uma raça verdadeira de descendentes de um antigo império que fez pactos sombrios e terríveis com os Nove Infernos. Sua aparência demoníaca é na realidade uma manifestação de uma maldição, dada pelos crimes de seus progenitores. Eles estão mais próximos dos diabos que dos demônios.
  • Deuses conhecidos incluem Bahamut, Corellon (deus da magia), Io (“a antiga divindade”, agora morto e dividido entre Bahamut e Tiamat), Lolth, Moradin, Obad-Hai (deus da natureza e tudo que é selvagem), Sehanine (deusa da lua), Tiamat e Zehir (deus da noite).

Korro Zal, dos fóruns oficiais, acabou de receber sua cópia do Races & Classes, e tem maiores informações para compartilhar:

No Geral: Como vocês já devem saber, todas as raças podem escolher talentos raciais que permitem desenvolver e expandir características raciais à medida que o personagem aumenta de nível. Ajustes de nível sumiram, e todas as novas raças estão mais ou menos no mesmo nível de poder. É também mencionado que quando o drow finalmente aparecer em algum texto futuro, muitas das suas habilidades raciais poderosas (levitação, escuridão, etc) serão tratadas como talentos, para equilibrá-los.
Humanos: Agora referidos como a raça mais “resilente”, eles recebem alguns talentos bônus (“um presentinho extra”) e talentos raciais envolvem “ações dramáticas e recuperação dramática”.
Dragonborn: Não mais uma raça nascida de um pacto especial com Bahamut, como apresentado no Races of the Dragon, estes caras têm sido primos menores dos dragões desde o início. No cenário Points of Light, eles uma vez governaram um poderoso império que fora destruído numa guerra cataclísmica com o império Tiefling, e agora organizam-se em clãs nômades que às vezes servem de companias mercenárias. Eles têm uma reputação de guerreiros honrados que mantém sua palavra, mas algumas vezes são arrogantes e ofendem-se facilmente. Seus talentos raciais envolvem coisas como armas-de-sopro e asas.
Anões: Bastante parecidos com os antigos, mas sua história envolve uma era na qual eles eram escravos dos gigantes, o que explica a inimizade entre as duas raças. Também é mencionado que a maioria das raças, anões inclusos, não mais possuem visão no escuro (mas anões agora possuem visão na penumbra). Anões não têm mais a penalidade no Carisma, e suas habilidades especiais são orientadas para o papel de defensor e adaptação no subsolo.
Como um aparte, é mencionado que as fêmeas anãs não possuem barbas, e a nova arte faz elas parecerem bem mais femininas, o que é intencional por parte dos designers.
Elfos/Eladrin: Estes já foram a mesma raça, junto com os drow. Eles habitavam o Agreste Feérico [Feywild], um reino de fadas que existe paralelo ao mundo dos humanos, mas uma guerra iniciada pelos drow dividiu a raça em três. Basicamente, elfos incorporam o aspecto ligado à natureza dos elfos, e o eladrin incorpora o aspecto mágico. Outras subraças de elfos existirão, mas as diferenças entre elas serão apenas culturais – elfos cinzentos, elfos do sol e elfos da lua serão eladrin; elfos verdes e selvagens serão apenas elfos. Não é dito muito a respeito das habilidades raciais possuídas pelos elfos e eladrin, além de dizer que os elfos dão bons rangers e os eladrin bons magos.
Também é mencionado que os elfos e eladrin da 4E serão mais altos.
Halflings: Estes também receberam um aumento de estatura, e agora terão cerca de 1,30m de altura. Eles agora são apresentados como uma raça nômade que viaja em embarcações fluviais, uma raça instrumental na promoção do comércio entre as raças, dando a eles algo como um “império invisível” pelas terras. Eles são diferenciados dos hobbits ao apresentarem corpos mais esguios e atléticos, no lugar de serem rechonchudos (e agora eles calçam sapatos, também). Suas habilidades raciais envolvem sorte, enganação e comércio. É mencionado que eles são bons em criar e treinar animais.
Tieflings: Os Tieflings da 4E evoluíram da nobreza corrupta de um antigo e poderoso império humano que traficava com diabos para aumentar seu poder. Como mencionado anteriormente, este império foi destruído numa guerra titânica com o império Dragonborn. Não é dito muito sobre suas habilidades raciais, além de que elas foram expandidas da 3E e que eles dão bons Warlocks. Também é mencionado que eles são “encantadores”, então eu suponho que a penalidade de Carisma sumiu.
Outras raças: Uma raça celestial, Drow, Gnomos e Forjados-Bélicos [Warforged] também estão claramente sendo trabalhados, mas pouco foi decidido sobre eles até a época de publicação do livro, então eu acho que eles não estarão no primeiro Player’s Handbook. Forjados-Bélicos aparentemente serão uma raça básica, e é mencionado que suas imunidades de construto serão diminuídas na 4E. A raça celestial não será chamada de Aasimar, e será uma raça “que passou pelo mesmo fogo transformador” que o Tiefling. Gnomos aparentemente estão mostrando-se problemáticos para o design — eles passaram por diversos conceitos e foram todos rejeitados, sem ter sido atingida uma decisão na época em que o livro foi finalizado.

Korro Zal também postou informações sobre a parte das classes do Races and Classes:

Fontes de Poder: Fontes de poder adicionais serão adicionadas em futuros manuais. Foi afirmado que haverá, por exemplo, uma fonte de poder psíquico mais tarde para psiônicos. Dito isto, magias de magos e clérigos que afetam a mente serão enfraquecidas ou removidas para que os psions tenham seu próprio espaço. Isto aconteceu porque os designers sentiram que os poderes psíquicos anteriormente não eram diferentes o bastante da magia.
Classes de Prestígio: Sumiram. Elas foram substituídas pelos Paragon paths [Caminhos exemplares?] (Níveis 11-20) e Epic Paths [Caminhos épicos] (21-30). Estes caminhos incluirão novas habilidades para os personagens das classes apropriadas poderem selecionar, e algumas foram retiradas de antigas classes de prestígio (adepto místico, arqueiro arcano e mestres de armas foram mencionados, bem como haverão algumas novas opções como o Prince of Knaves [Príncipe da Enganação?]). Caminhos épicos também terão algo a ver com o destino dos personagens, e também abrirá as portas para novas habilidades poderosas.
Bônus por Nível: Personagens não mais terão progressões diferenciadas para bônus de ataque e de resistência baseados em sua classe – todos estos progredirão na mesma taxa. Todo personagem de 10º nível terá um bônus de +5 para a CA, atacar e todas os três testes de resistência, apesar de habilidades de classe, talentos e modificadores de habilidades influenciarão isto. Presumimos que Defensores terão mais habilidades de classe que dêem bônus de ataque para torná-los os melhores combatentes. Cada personagem no primeiro nível possuirá algumas melhorias nestas características, como no Star Wars Saga Edition (então um guerreiro provavelmente começará com um bônus de +2 para Fortitude, etc.).
Talentos: Alguns talentos requerem certos níveis de personagem, raças ou perícias, mas nenhum exige certa classe. Isto torna mais fácil expandir personagens além do papel que assume-se que ele terá, caso desejado.
Tendência: Uma das maiores mudanças no sistema da 4E é o fato dos personagens poderem escolher “unaligned” [sem-tendência], não possuindo impulsos significativos para o bem ou para o mal. Personagens ainda poderão escolher serem bons ou malignos (lei e caos não foram mencionados), mas a maioria dos personagens e monstros não terão tendência. Como esperado, a maioria dos feitiços e poderes que envolvem tendências sumiram.

Fonte: EnWorld.org
—————-
Ouvindo: Trapt – My Own Design
via FoxyTunes

Sair da versão mobile