Uma das melhores ideias de D&D 4e foi o Warlord, que foi uma evolução do Marshal do D&D 3e. O conceito da classe era divertido e simples:
- Líder marcial,
- Habilidades de buffar os aliados e debuffar os inimigos,
- Cura sem ligação com magia.
Até hoje tenho saudades dos meus Senhores da Guerra, a tradução do nome classe Warlord feita pela Devir. Por isso, continuando com os meus artigos de regras como Multiclasse em TRPG e os Talentos de Legado, decidi trazer a ideia do Warlord para TRPG.
Como Sir Gustav Lemond, meu warlord leonino, sempre dizia:
“Adiante! À vitória! Eles não podem nos impedir!”
Warlords na sua Campanha
Caminho do Warlord para TRPG
Usando TRPG o Warlord pode ser traduzido em regras, como uma série de talentos de combate. Tais talentos podem ser adquiridos por guerreiros via habilidade de classe técnica de luta ou com o gasto normal de talentos. Para fixar o conceito na classe, a maioria dos pré-requisitos destes talentos tem a opção de serem trocados por níveis de guerreiro. Uma consideração final, é a forte ligação destes talentos com a mecânica de pontos de ação.
Ação de Batalha [Combate]
Como um líder que luta tão bem quanto comanda, o warlord conquistou a lealdade e o respeito de seus aliados e, juntos, vocês formam uma equipe de combate coerente.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Quando você gasta 1 ponto de ação, todos os seus aliados recebem +2 de bônus nas jogadas de ataque até o começo do seu próximo turno. Os aliados precisam enxergar e ouvir você para receber esse benefício.
Ação do Comandante [Combate]
O Warlord inspira pelo exemplo, ele se esforça a cada ataque, incentiva os aliados desferindo golpes poderosos e usando táticas incríveis.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Quando você gasta 1 ponto de ação, todos os seus aliados recebem +2 de bônus na CA e nos testes de Resistência até o começo do seu próximo turno. Os aliados precisam enxergar e ouvir você para receber esse benefício.
Ação do Combatente Veterano [Combate]
O Warlord estimula as pessoas ao seu redor a se sentirem melhores e seus aliados ficam satisfeitos de lutar ao seu lado.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Quando você gasta 1 ponto de ação, um de seus aliados a até 18m pode realizar uma ação de movimento como uma ação livre.
Ação Libertadora [Combate]
O Warlord é capaz de inspirar os seus aliados a se libertarem de efeitos malignos.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Quando você gasta 1 ponto de ação, um aliado a sua escolha a até 9m pode fazer um segundo teste de resistência contra algum efeito nocivo que o esteja afetando.
Amparo do Warlord [Combate]
Com um golpe calculado, você deixa seu adversário exposto ao ataque iminente de aliado próximo.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Até o final do seu próximo turno, um aliado a até 9m de você recebe um bônus nas jogadas de ataque como se tivesse gasto 1 ponto de ação em ataques contra este alvo.
Ataque Acolhedor [Combate]
Com um golpe calculado, você desequilibra seu adversário e concede aos seus irmãos de armas proteção contra os ataques do vilão.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Até o final do seu próximo turno, os aliados adjacentes a você ou ao alvo recebem um bônus na CA como se tivessem gasto 1 ponto de ação contra os ataques deste alvo.
Baluarte da Defesa [Combate]
Soldados honrados nunca sucumbem!
Pré-requisito: Car 15 e 10º nível de personagem ou guerreiro 6º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Além disso, até o final deste combate, você e seus aliados a até 9m recebem +2 de bônus na CA e nos testes de Resistência, além de pontos de vida temporários igual a seu valor de Carisma (não o modificador). Os pontos de vida temporários são sempre subtraídos primeiro, e não são cumulativos. Eles duram até o final do combate.
Você pode usar esta habilidade 1 x por dia. Além disso, pode gastar 1 ponto de ação para ganhar 1 uso adicional dela no dia.
Golpe do Comandante [Combate]
Com um brado, você comanda um aliado ao ataque.
Pré-requisito: 4º nível de personagem ou guerreiro 2º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um aliado a até 9m fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo a sua escolha. O dano deste ataque recebe um bônus como se o aliado tivesse gasto 1 ponto de ação.
Golpe do Warlord [Combate]
Um corte convincente é tudo o que você precisa para revelar as fraquezas do inimigo e estimular seus aliados a acabar com ele.
Pré-requisito: 12º nível de personagem ou guerreiro 6º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Até o final do seu próximo turno, todos os seus aliados recebem um bônus nas jogadas de dano como se tivessem gasto 1 ponto de ação em ataques contra este alvo.
Golpe Libertador [Combate]
Você incentiva um aliado com um golpe calculado contra o inimigo
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Até o final do seu próximo turno, pode fazer um segundo teste de resistência contra algum efeito nocivo que o esteja afetando.
Inspiração da Batalha [Combate]
O campo de batalha aguça a sua vontade de lutar.
Pré-requisito: 4º nível de personagem ou guerreiro 2º nível.
Benefício: No começo de cada encontro, caso não tenha pontos de ação, você recebe 1 ponto de ação.
Inspiração da Batalha Aprimorada [Combate]
O campo de batalha é a sua casa.
Pré-requisito: Inspiração da Batalha, guerreiro 12º nível.
Benefício: No começo de cada encontro você recebe 1 ponto de ação.
Levantar os Caídos [Combate]
Você não desiste da vitória. Um golpe determinado renova o espírito dos aliados sofridos, restaurando o espírito de combate da tropa.
Pré-requisito: 16º nível de personagem ou guerreiro 8º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Além disso, todos os seus aliados a até 18m podem recuperar pontos de vida como se eles tivessem gasto 1 ponto de ação.
Você pode usar esta habilidade 1 x por dia. Além disso, pode gastar 1 ponto de ação para ganhar 1 uso adicional dela no dia.
Liderar o Ataque [Combate]
Sob suas orientações, as flechas acertam seus alvos e as lâminas atingem em cheio.
Pré-requisito: 12º nível de personagem ou guerreiro 6º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Além disso, até o final deste combate, você e os seus aliados a até 9m recebem um bônus nas jogadas de ataque contra este alvo como se tivessem gasto 1 ponto de ação.
Você pode usar esta habilidade 1 x por dia. Além disso, pode gastar 1 ponto de ação para ganhar 1 uso adicional dela no dia.
Linha de Frente [Combate]
Com uma rápida seqüência de comandos, você mantém seus aliados em formação e bem defendidos enquanto ataca seus adversários
Pré-requisito: 12º nível de personagem ou guerreiro 6º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Até o final do seu próximo turno, todos aliados adjacentes a você recebem um bônus na CA como se tivessem gasto 1 ponto de ação e não podem ser derrubados ou empurrados.
Martelo e Bigorna [Combate]
Você atinge seu inimigo com um golpe retumbante, inspirando um aliado a investir contra ele ao mesmo tempo.
Pré-requisito: 8º nível de personagem ou guerreiro 4º nível.
Benefício: Como uma ação completa, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Em seguida, um aliado a até 18m pode fazer uma investida contra este mesmo alvo, recebendo bônus na jogada de dano desta investida como se tivesse gasto 1 ponto de ação.
Movimento Tático [Combate]
Com um brado, você movimenta um dos seus aliados no campo de batalha.
Pré-requisito: 4º nível de personagem ou guerreiro 2º nível.
Benefício: Como uma ação movimento, você pode escolher um aliado a até 18m. Ele pode usar uma ação de movimento como uma ação livre.
Palavra de Inspiração [Combate]
Você convoca um aliado ferido, oferecendo palavras inspiradoras de coragem e determinação, que o estimulam a resistir.
Pré-requisito: Guerreiro 2º nível.
Benefício: Como uma ação de movimento, você pode fazer um aliado a até 9m recuperar pontos de vida como se ele tivesse gasto 1 ponto de ação.
Você pode usar esta habilidade 2 x por dia. Além disso, recebe 1 uso adicional dela sempre que ganha 1 ponto de ação.
Pancada Furiosa [Combate]
Você bate com o escudo no seu inimigo, golpeia com o cabo da sua arma ou arremete seu ombro contra ele. Esse ataque não causa muito dano – mas sua fúria inspira um aliado a compartilhar sua ferocidade.
Pré-requisito: 4º nível de personagem ou guerreiro 2º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo e caso tenha sucesso, causar uma quantidade de dano igual ao seu modificador de Força. Até o final do seu próximo turno, o primeiro aliado que fizer um ataque corpo a corpo contra este mesmo alvo recebe bônus nas jogadas de acerto e dano como se tivesse gasto 1 ponto de ação.
Pesadelo do Vilão [Combate]
Você faz investidas, estocadas e bloqueios com a sua arma para cercar o adversário, evitando que ele se afaste de você.
Pré-requisito: 16º nível de personagem ou guerreiro 8º nível.
Benefício: Como uma ação padrão, você pode fazer um ataque corpo a corpo contra um alvo. Além disso, até o final do encontro, quando o alvo estiver adjacente a você e se movimentar ou correr, você pode pode cancelar esse deslocamento usando uma reação.
Você pode usar esta habilidade 1 x por dia. Além disso, pode gastar 1 ponto de ação para ganhar 1 uso adicional dela no dia.
Presença Inspiradora [Combate]
A presença do Warlord inspira os seus companheiros a continuarem lutando.
Pré-requisito: Guerreiro 2º nível.
Benefício: Quando um aliado a até 18m de você gasta um ponto de ação para realizar um ataque, esse aliado também recupera pontos de vida como se ele tivesse gasto 1 ponto de ação.
Presença Inspiradora Aprimorada [Combate]
A sua presença inspiradora no campo de batalha é lendária.
Pré-requisito: Presença Inspiradora, guerreiro 6º nível.
Benefício: Quando você ou os seus aliados recuperarem pontos de vida com o gasto de 1 ponto ação ou como se tivessem gasto 1 ponto de ação, vocês recuperam o dobro dos pontos de vida normais. Os aliados precisam enxergar e ouvir você para receber esse benefício.
Presença Tática [Combate]
A visão tática do Warlord é compartilhada com todos os seus companheiros.
Pré-requisito: Guerreiro 2º nível.
Benefício: Quando um aliado a até 18m de você gasta um ponto de ação para realizar um ataque, esse aliado também recebe um bônus nesta jogada de ataque como se tivesse gasto 1 ponto de ação.
Presença Tática Aprimorada [Combate]
As suas táticas de batalha são lendárias.
Pré-requisito: Presença Tática, guerreiro 6º nível.
Benefício: Quando um aliado a até 18m de você gasta um ponto de ação para realizar um ataque, esse aliado também recebe um bônus na jogada de dano deste ataque como se tivesse gasto 1 ponto de ação.
Senhor do Campo de Batalha [Combate]
A primeira lição que um Warlord aprende é posicionar suas peças no tabuleiro.
Pré-requisito: Car 13 ou Int 13 ou guerreiro 1º nível.
Benefício: No início do combate, após definida a ordem de Iniciativa,você pode escolher dois aliados a até 18m. Eles terão sua ordem na Iniciativa trocada, um pelo outro.
Suster-se Rijo [Combate]
Você fortalece seus aliados com algumas palavras de encorajamento
Pré-requisito: Palavra de Inspiração, Guerreiro 6º nível.
Benefício: Como uma ação de movimento, você e todos os seus aliados a até 9m recuperam pontos de vida como se tivessem gasto 1 ponto de ação.
Você pode usar esta habilidade 1 x por dia.Além disso, pode gastar 1 ponto de ação para ganhar 1 uso adicional dela no dia.
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