Unknown Armies 3ª Edição

Unknown Armies 3ª Edição 1

Capa do Livro Um do Unknown Armies.


Lá nos antigos e longínquos tempos da metade dos anos 90, um RPG chamado Unknown Armies, escrito por John Scott Tynes e Greg Stolze, disparou a imaginação dos jogadores com sua mistura de ocultismo pós-moderno e horror transcedental. Agora, Unknown Armies está de volta em uma sua terceira edição. Stolze formou desta vez uma equipe cheia de criadores talentosos – nomes como Cam Banks, Shoshana Kessock, Ryan Macklin, Chad Underkoffler, Monica Valentinelli e Filamena Young – que atualizaram e aperfeiçoaram as mecânicas baseadas em porcentagem do jogo, além de atualizarem a cosmologia dele para o século XXI.
Esta nova edição do jogo vem em três volumes – chamadas Jogue, Corra e Revele – contidas em uma caixa que quando desmontada se transforma no escudo do mestre. Um claro uso de magia (ou imãs, se você for dessas pessoas). Mas não confunda a magia do escudo do mestre com a “mágicka” do jogo – como o próprio jogo conceitua: “Mágicka-com-um-k é sua força de vontade vezes compreensão igual ao que deseja”. O livro é tomado por esse tipo de explicação espertinha. Outra ótima é: “Graus de falha não são completamente ruins. A única coisa que eles fazem é ajudar o seu personagem a ser ruim e morrer”.
Unknown Armies 3ª Edição 2

Slipcase do Unknown Armies fechada


Mágicka, no jogo, é o conhecimento de que a realidade é completamente maleável e a força de vontade para usar esse conhecimento. Naturalmente, brincar com as leis do universo pode ser perigoso, tanto para seu físico quanto para a sua sanidade, e é aí que os Medidores de Choque entram. Há cinco medidores: Desespero, Isolação, Violência, Não-Natural e Si. Personagens expostos a traumas ganham “Graus de Dureza” que os ajudam a lidar com traumas posteriores às custas de um pouco de sua humanidade.
Esta troca de inocência por experiência, de conforto por poder, é o tema principal do Unknown Armies. Os jogadores interpretam indivíduos com a obsessão e a capacidade de mergulhar no Submundo Oculto e de alguma forma sair do outro lado ainda vivos, apesar de mudados para sempre. Personagens deste jogo possuem a capacidade de modificar a realidade como conhecemos e até mesmo ascender além da condição humana, mas só se eles estiverem dispostos a pagar o preço.
A cosmologia do mundo, com seus Arquétipos, Avatares, Deuses-Caminhantes, Sacerdócio Invisível, Capacitores e Contrapesos (NT: milhares de traduções que não farão muito sentido para quem não conhece o jogo, desculpem), é presente e reforçada ao longo de todo o texto. O Livro Três: Corra é principalmente uma lista alfabética de esquisitices (com entradas como “B é para Bobbit, John e Lorena” e “S é para Seder-Masochism”). Os livros Um e Dois apresentam as regras do jogo, com muitos truques interessantes (agir de acordo com sua Paixão ou Obsessão lhe permite inverter os valores dos dados de dezena e unidade numa rolagem de porcentagem, por exemplo) e um dos sistemas de combate mais brutais já criados.
Unknown Armies 3ª Edição 3

Slipcase aberta, na forma de escudo do mestre, como que por um passe de mágicka


Unknown Armies faz jus ao seu lugar dentre os jogos de horror, mas é um tipo de jogo de horror bastante único e diferente do que temos disponíveis hoje em dia. Para fãs deste tipo particular de jogo, é um RPG que não pode faltar em sua estante.
—-
Nota do tradutor: A terceira edição do Unknown Armies fez recentemente uma campanha extremamente bem sucedida no Kickstarter (da qual eu participei), e seus brindes foram entregues há poucos meses. É possível encontrar cópias físicas e digitais dos livros na Warehouse 23, mas não encontrei eles disponíveis em nenhum outro lugar. Como esse título é bastante pequeno, é possível que ele não chegue aos canais mais populares de venda.
—-
Fonte: EN World | Unknown Armies Asks “What Price Will You Pay to Change the World?”

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta