Combinando Abordagens e Ações em Fate Acelerado

Olá. As abordagens de Fate Acelerado são muito abrangentes e abstratas para o gosto de alguns. Fora o fato de que cada abordagem permite realizar todas as quatro ações (superar, criar vantagem, atacar e defender). E se cada abordagem tivesse valores diferentes para cada ação? Seguem duas opções para combinar abordagens e ações. Sigam-me os bons.

Abordagens e Ações em Dois Blocos

Distribua +2, +1, +1, +0, +0 e +0 entre as seis abordagens e +2, +1, +0 e +0 entre as quatro ações.
Exemplo: Uma personagem atleta com os seguintes valores de abordagens:
Ágil +2
Cuidadoso +0
Esperto +0
Estiloso +1
Poderoso +1
Sorrateiro +0
Imagine que a ação mais importante para ela seria superar e a menos importante atacar:
Superar +2
Criar Vantagem +1
Atacar +0
Defender +0
Quando for realizar uma ação, some os bônus de abordagem e ação. Isto gerará valores entre +0 e +4. No caso de nosso exemplo, quando superar com Ágil terá um bônus de +4 mas quando superar com cuidadoso terá um bônus de +2.
Caso seja interessante para seu jogo, deixe que cada jogador distribua os valores entre abordagens e ações: 4 pontos em cada bloco, com mínimo de +0 e máximo de +2. Também como opção, deixe que coloquem o valor -1 em uma abordagem ou ação em troca de 1 ponto extra para distribuir.

Abordagens e Ações Acima ou Abaixo da Média

Considere que cada ação possui o mesmo valor que a abordgem a qual se submete. Simplificando, o valor  da abordagem é o valor médio de suas ações. Voltando ao exemplo da nossa atleta, seria algo assim:
Ágil +3
Superar +3 | Criar Vantagem +3 | Atacar +3 | Defender +3
Cuidadoso +1
Superar +1 | Criar Vantagem +1 | Atacar +1 | Defender +1
Esperto +1
Superar +1 | Criar Vantagem +1 | Atacar +1 | Defender +1
Estiloso +2
Superar +2 | Criar Vantagem +2 | Atacar +2 | Defender +2
Poderoso +2
Superar +2 | Criar Vantagem +2 | Atacar +2 | Defender +2
Sorrateiro +0
Superar +0 | Criar Vantagem +0 | Atacar +0 | Defender +0
Podemos aumentar ou diminuir em 1 ponto uma ação para aumentar outra em 1 ponto.
Ágil +3
Superar +4 | Criar Vantagem +3 | Atacar +2 | Defender +3
Cuidadoso +1
Superar +1 | Criar Vantagem +2 | Atacar +0 | Defender +1
Esperto +1
Superar +1 | Criar Vantagem +1 | Atacar +1 | Defender +1
Estiloso +2
Superar +2 | Criar Vantagem +3 | Atacar +2 | Defender +2
Poderoso +2
Superar +3 | Criar Vantagem +3 | Atacar +1 | Defender +1
Sorrateiro +0
Superar +0 | Criar Vantagem -1 | Atacar +0 | Defender +1
Usável? Apelão? Sua opinião é muito importante para nós.
Até.

Jaime Rangel

Jaime "JJ" Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias. Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele). Escreve/traduz/joga RPG e afins.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Prosaiko disse:

    Achei interessante, mas realmente enxergo jogadores apelões abusando dessa regra.
    Contudo, é um raciocínio interessante. Tinha pensado em algo parecido para trazer o método Storyteller/Storytelling de somar Atributo + Habilidade nos testes. Dá pra ir nessa linha, com valores indo de -1 a +2 em cada característica.

Deixe uma resposta