ATUALIZAÇÃO 2015/11/11: Vitória!
Esta é minha criação para o Desafio Fate Masters #3 – cenários adequados para crianças. Fate Masters é um podcast focado em Fate. Você precisa do Fate Acelerado para jogar com esta ambientação.
O meio ambiente está em perigo. Os Agentes Poluidores estão em toda parte. Seja uma criança abençoada pela Mãe Natureza e proteja o mundo.
UEPA: Salvando a Natureza
A Mãe Natureza concedeu sua Bênção a um seleto grupo de crianças para ajudar a proteger o meio ambiente dos Agentes Poluidores. Uma UEPA, Unidade Especial de Proteção Ambiental, é um grupo de escolhidos que partilha do poder da Natureza.
Criando um Protetor
Um protetor é criado com algumas diferenças em relação ao Fate Acelerado.
Abordagens
As mesmas seis de Fate Acelerado, com valores diferentes: uma em +3, uma em +2, uma em +1 e três em +0.
(+3, +2, +1, +0, +0, +0)
Aspectos
Três aspectos: Conceito, Encrenca e Amizade. O Conceito deve indicar afinidade com um animal ou planta. Encrenca é algo que complica a vida mas sem causar riscos à segurança. Amizade reflete o bom relacionamento com alguém ou um mascote.
Façanhas
Uma façanha inicial. Pode diminuir a Recarga em 1 ponto para pegar outra.
Bênçãos
Uma para começar. Bênção é uma façanha especial, como um superpoder. Ela combina os benefícios de duas façanhas ou uma façanha mais uma permissão especial para fazer algo que as pessoas normalmente não são capazes, como voar, enxergar na penumbra, respirar embaixo d’água, etc. Está ligada à afinidade como no conceito. A Mãe Natureza proíbe que uma benção tenha a ação atacar e que seja nociva ao ambiente, como criando um aspecto “Venenoso” ou “Corrosivo”.
Estresse e Consequências
Cada protetor começa com duas caixas de estresse e um espaço para consequência leve.
Recarga e Pontos de Destino
Começa com ambos em 2.
Agentes Poluidores
Eles ferem o meio ambiente. Nem sempre são visíveis e fáceis de identificar. E nem todos agem de propósito. É parte da missão de um protetor impedir as ações ruins e ajudar a um agente poluidor a se tornar um amigo da Natureza.
Exemplos de Agentes Poluidores
Menor Chicleteiro
Sempre com um Chiclete
Perito (+2) em: Deixar trilha de chicletes cuspidos, truques com chiclete
Ruim (-2) em: Ficar quieto e limpo
Estresse: Nenhum
Fumante
Chaminé Ambulante
Perito (+2) em: Intoxicar com fumaça
Ruim (-2) em: Usar o olfato e esportes
Estresse: O
Tiozinho da Obra
Pau pra Toda Obra; Forte pra Idade que Tem
Perito (+2) em: Carregar e jogar entulho com carrinho de mão
Ruim (-2) em: Fazer contas
Estresse: O O
Narrando
A ambientação possui os seguintes aspectos:
Violência Não Leva a Nada e Amizade Vale Mais que Ouro.
Os protetores farão coisas como salvar bichinhos, limpar calçadas, plantar mudas e enfrentar agentes poluidores, podendo transformá-los em amigos convencendo-os! O trabalho em equipe é fundamental.
Uma bênção pode ser alterada ao alcançar um Marco Maior.
Personagens de Exemplo
Três amigos de 10 anos foram escolhidos para formar uma UEPA. Todos têm 2 caixas de estresse, um espaço para consequência suave, Recarga 2 e 2 Pontos de Destino.
Higor
Também conhecido como “O Ruivinho”, posa de líder do grupo, desde que Luisinha não esteja prestando atenção. É determinado, corajoso e impulsivo.
Aspectos
Conceito: O Mais Leal dos Amigos (Cão)
Encrenca: Ação Primeiro, Perguntas… Talvez
Amizade: Não Posso Deixar que Luisinha se Machuque
Abordagens
+3: Poderoso
+2: Ágil
+1: Estiloso
+0: Cuidadoso, Esperto, Sorrateiro
Façanha
Avante!: +2 ao defender com Poderoso contra tentativas de intimidação.
Bênção
Quatro Patas São Mais Rápidas: +4 ao superar com Ágil quando estiver correndo usando braços e pernas.
Zeca
É o geek do grupo, sempre com seu smartphone à mão. Costuma discordar de Higor, muitas vezes só por diversão. É estudioso, autoconfiante e avesso a muito esforço físico.
Aspectos
Conceito: Baixinho Independente (Gato)
Encrenca: Convencido
Amizade: Higor Tem Tanto a Aprender Comigo
Abordagens
+3: Esperto
+2: Cuidadoso
+1: Sorrateiro
+0: Ágil, Poderoso, Sorrateiro
Façanha
Conectado: +2 ao criar vantagem com Esperto quando pesquisar na Internet sobre como resolver um problema.
Bênção
Passos Leves: +4 ao superar com Sorrateiro quando se mover furtivamente.
Luisinha
Um tanto “chefe” dos meninos, é o coração do grupo, lembrando-os de fazer o que é certo. É alegre, extrovertida e distraída.
Aspectos
Conceito: Aspirante a Cantora Mirim (Canário)
Encrenca: Você Dizia?
Amizade: Higor é Tão Afobado!
Abordagens
+3: Estiloso
+2: Ágil
+1: Esperto
+0: Cuidadoso, Poderoso, Sorrateiro
Façanha
Voz Melodiosa: +2 ao criar vantagem com Estiloso quando cantar.
Bênção
“Voar, Voar, Subir, Subir…”: +2 ao superar com Ágil ao voar(!).
Aviso Legal
UEPA: Defendendo a Natureza de Jaime Rangel de Souza Junior está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Fate™ is a trademark of Evil Hat Productions, LLC. The Powered by Fate logo is © Evil Hat Productions, LLC and is used with permission.
This work is based on Fate Core System and Fate Accelerated Edition (found at http://www.faterpg.com/), products of Evil Hat Productions, LLC, developed, authored, and edited by Leonard Balsera, Brian Engard, Jeremy Keller, Ryan Macklin, Mike Olson, Clark Valentine, Amanda Valentine, Fred Hicks, and Rob Donoghue, and licensed for our use under the Creative Commons Attribution 3.0 Unported license (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).