UEPA: Defendendo a Natureza

ATUALIZAÇÃO 2015/11/11: Vitória! Esta é minha criação para o Desafio Fate Masters #3 – cenários adequados para crianças. Fate Masters é um podcast focado em Fate. Você precisa do Fate […]

ATUALIZAÇÃO 2015/11/11: Vitória!

Esta é minha criação para o Desafio Fate Masters #3cenários adequados para crianças. Fate Masters é um podcast focado em Fate. Você precisa do Fate Acelerado para jogar com esta ambientação.

 

O meio ambiente está em perigo. Os Agentes Poluidores estão em toda parte. Seja uma criança abençoada pela Mãe Natureza e proteja o mundo.

UEPA: Salvando a Natureza

A Mãe Natureza concedeu sua Bênção a um seleto grupo de crianças para ajudar a proteger o meio ambiente dos Agentes Poluidores. Uma UEPA, Unidade Especial de Proteção Ambiental, é um grupo de escolhidos que partilha do poder da Natureza.

Criando um Protetor

Protetor600x300

Um protetor é criado com algumas diferenças em relação ao Fate Acelerado.

Abordagens

As mesmas seis de Fate Acelerado, com valores diferentes: uma em +3, uma em +2, uma em +1 e três em +0.

(+3, +2, +1, +0, +0, +0)

Aspectos

Três aspectos: Conceito, Encrenca e Amizade. O Conceito deve indicar afinidade com um animal ou planta. Encrenca é algo que complica a vida mas sem causar riscos à segurança. Amizade reflete o bom relacionamento com alguém ou um mascote.

Façanhas

Uma façanha inicial. Pode diminuir a Recarga em 1 ponto para pegar outra.

Bênçãos

Uma para começar. Bênção é uma façanha especial, como um superpoder. Ela combina os benefícios de duas façanhas ou uma façanha mais uma permissão especial para fazer algo que as pessoas normalmente não são capazes, como voar, enxergar na penumbra, respirar embaixo d’água, etc. Está ligada à afinidade como no conceito. A Mãe Natureza proíbe que uma benção tenha a ação atacar e que seja nociva ao ambiente, como criando um aspecto “Venenoso” ou “Corrosivo”.

Estresse e Consequências

Cada protetor começa com duas caixas de estresse e um espaço para consequência leve.

Recarga e Pontos de Destino

Começa com ambos em 2.

Agentes Poluidores

AgentesPoluidores600x300

Eles ferem o meio ambiente. Nem sempre são visíveis e fáceis de identificar. E nem todos agem de propósito. É parte da missão de um protetor impedir as ações ruins e ajudar a um agente poluidor a se tornar um amigo da Natureza.

Exemplos de Agentes Poluidores

Menor Chicleteiro

Sempre com um Chiclete

Perito (+2) em: Deixar trilha de chicletes cuspidos, truques com chiclete

Ruim (-2) em: Ficar quieto e limpo

Estresse: Nenhum


Fumante

Chaminé Ambulante

Perito (+2) em: Intoxicar com fumaça

Ruim (-2) em: Usar o olfato e esportes

Estresse: O


Tiozinho da Obra

Pau pra Toda Obra; Forte pra Idade que Tem

Perito (+2) em: Carregar e jogar entulho com carrinho de mão

Ruim (-2) em: Fazer contas

Estresse: O O

Narrando

Aventura600x300

A ambientação possui os seguintes aspectos:

Violência Não Leva a Nada e Amizade Vale Mais que Ouro.

Os protetores farão coisas como salvar bichinhos, limpar calçadas, plantar mudas e enfrentar agentes poluidores, podendo transformá-los em amigos convencendo-os! O trabalho em equipe é fundamental.

Uma bênção pode ser alterada ao alcançar um Marco Maior.

Personagens de Exemplo

Três amigos de 10 anos foram escolhidos para formar uma UEPA. Todos têm 2 caixas de estresse, um espaço para consequência suave, Recarga 2 e 2 Pontos de Destino.

Higor

Também conhecido como “O Ruivinho”, posa de líder do grupo, desde que Luisinha não esteja prestando atenção. É determinado, corajoso e impulsivo.

Aspectos

Conceito: O Mais Leal dos Amigos (Cão)

Encrenca: Ação Primeiro, Perguntas… Talvez

Amizade: Não Posso Deixar que Luisinha se Machuque

Abordagens

+3: Poderoso

+2: Ágil

+1: Estiloso

+0: Cuidadoso, Esperto, Sorrateiro

Façanha

Avante!: +2 ao defender com Poderoso contra tentativas de intimidação.

Bênção

Quatro Patas São Mais Rápidas: +4 ao superar com Ágil quando estiver correndo usando braços e pernas.


Zeca

É o geek do grupo, sempre com seu smartphone à mão. Costuma discordar de Higor, muitas vezes só por diversão. É estudioso, autoconfiante e avesso a muito esforço físico.

Aspectos

Conceito: Baixinho Independente (Gato)

Encrenca: Convencido

Amizade: Higor Tem Tanto a Aprender Comigo

Abordagens

+3: Esperto

+2: Cuidadoso

+1: Sorrateiro

+0: Ágil, Poderoso, Sorrateiro

Façanha

Conectado: +2 ao criar vantagem com Esperto quando pesquisar na Internet sobre como resolver um problema.

Bênção

Passos Leves: +4 ao superar com Sorrateiro quando se mover furtivamente.


Luisinha

Um tanto “chefe” dos meninos, é o coração do grupo, lembrando-os de fazer o que é certo. É alegre, extrovertida e distraída.

Aspectos

Conceito: Aspirante a Cantora Mirim (Canário)

Encrenca: Você Dizia?

Amizade: Higor é Tão Afobado!

Abordagens

+3: Estiloso

+2: Ágil

+1: Esperto

+0: Cuidadoso, Poderoso, Sorrateiro

Façanha

Voz Melodiosa: +2 ao criar vantagem com Estiloso quando cantar.

Bênção

“Voar, Voar, Subir, Subir…”: +2 ao superar com Ágil ao voar(!).

 

Aviso Legal

Licença Creative Commons
UEPA: Defendendo a Natureza de Jaime Rangel de Souza Junior está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Logo Fate 620x300

 

Fate™ is a trademark of Evil Hat Productions, LLC. The Powered by Fate logo is © Evil Hat Productions, LLC and is used with permission.

 

 

This work is based on Fate Core System and Fate Accelerated Edition (found at http://www.faterpg.com/), products of Evil Hat Productions, LLC, developed, authored, and edited by Leonard Balsera, Brian Engard, Jeremy Keller, Ryan Macklin, Mike Olson, Clark Valentine, Amanda Valentine, Fred Hicks, and Rob Donoghue, and licensed for our use under the Creative Commons Attribution 3.0 Unported license (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/).

Sobre Jaime Rangel

Jaime “JJ” Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias (antes através do Juca’s Blog e Roleplayer). Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele).