Criando Personagens com Fate Básico

Olá. Lembra dos três personagens que criei com Fate Acelerado?. Como eles seriam se fossem personagens de Fate Básico? Bem, um tanto parecidos. Tanto que só precisarei rever façanhas, estresse […]

Olá. Lembra dos três personagens que criei com Fate Acelerado?. Como eles seriam se fossem personagens de Fate Básico? Bem, um tanto parecidos. Tanto que só precisarei rever façanhas, estresse e mudar de abordagens para perícias!

Pularei o trio de fases pois considero opcional para exemplo. E não deixe de conferir a versão acelerada dos personagens para saber sobre aspectos.

Perícias

Dizem o que se sabe fazer, como em muitos outros jogos. Porém, note que não há combinações clássicas de atributo e perícia. A perícia em Fate seria seu valor final ou um atributo amplo. Há 18 delas em Fate Básico, abrangendo uma grande gama de situações e ambientações. Diferentemente das abordagens, cada perícia não vem associada com todas as quatro ações, mas todas tem superar e criar vantagem por padrão. A maioria têm defender e apenas três tem atacar. Veja mais sobre diferentes formas de lidar com ações aqui.

Perícias são escolhidas através do modelo de “pirâmide”: uma em +4, duas em +3, três em +2 e quatro em +1. As outras ficam em +0. Reveja as abordagens dos personagens para se situar:

Guerreiro: +3: Poderoso; +2: Ágil e Estiloso; +1: Cuidadoso e Sorrateiro; +0: Inteligente. Porte e coordenação em combate. Não muito esperto.

Ladino: +3: Sorrateiro; +2: Ágil e Inteligente; +1: Cuidadoso e Poderoso; +0: Estiloso. Subterfúgio e sagacidade. Discreto.

Mago: +3: Inteligente; +2: Cuidadoso e Poderoso; +1: Ágil e Estiloso; +0: Sorrateiro. NERD. Não engana ninguém.

Então, escolho as perícias mais condizentes. Note o formato de “pirâmide”.

Guerreiro:

+4: Lutar

+3: Vigor, Atletismo

+2: Atirar, Condução, Provocar

+1: Contatos, Percepção, Recursos, Vontade

Ladino:

+4: Roubo

+3: Atletismo, Furtividade

+2: Enganar, Investigar, Percepção

+1: Atirar, Contatos, Ofícios, Lutar

Mago:

+4: Conhecimentos

+3: Contatos, Investigar

+2: Atirar, Recursos, Vontade

+1: Atletismo, Comunicação, Ofícios, Percepção

Façanhas

Hora de usar meus modelos. Acrescentei um para adicionar uma ação à uma perícia que não a possui (atacar/defender). Lembrando, cada personagem tem direito a 3 façanhas iniciais.


+2 ao [ação] com [perícia] quando (ou se) [circunstância ou condição]

[atacar ou defender] com [perícia] quando (ou se) [circunstância ou condição]

Uma vez por sessão, posso [algo incrível/exceção de regra]


Preciso lembrar que as ações são atacar, criar vantagem, defender e superar?

Guerreiro:

São só vocês?: +2 ao atacar com Lutar quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.

Bloqueio tático: +2 ao defender com Lutar quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.

Carga pesada: +2 ao superar com Vigor quando erguer objetos pesados.

Ladino:

Mão leve: +2 ao superar com Roubo quando furtar objetos.

Passos de gato: +2 ao superar com Furtividade quando andar silenciosamente.

Sabotagem: +2 ao superar com Roubo quando desarmar trancas, cadeados e fechaduras.

Mago:

Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Conhecimentos quando gerar uma proteção mágica num alvo.

Rajada arcana: +2 ao atacar com Atirar quando disparar uma rajada mágica através do cajado.

Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Atirar e afetar a todos numa zona.

Detalhes

Cada personagem começa com 2 caixas de estresse físico e mental, e recebe caixas bônus de acordo com uma perícia relacionada: Vigor para estresse físico e Vontade para estresse mental. Um valor +1 ou +2 concede a terceira caixa. Um valor +3 ou +4 concede a quarta caixa. Consequências ficam como de costume ao criar personagens.

E também cada um começa com recarga em 3, garantindo pelo menos 3 pontos de destino no início de cada sessão. Você pode gastar até 2 pontos de recarga para comprar façanhas na base de 1 por 1.

Ei-los!

Guerreiro(a)

Aspectos

Conceito: Exército de um homem só

Dificuldade: Comigo ninguém pode

Outros: O forte protege o fraco (+ 2 aspectos)

Perícias:

+4: Lutar

+3: Vigor, Atletismo

+2: Atirar, Condução, Provocar

+1: Contatos, Percepção, Recursos, Vontade

Façanhas

São só vocês?: +2 ao atacar com Lutar quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.

Bloqueio tático: +2 ao defender com Lutar quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.

Carga pesada: +2 ao superar com Vigor quando erguer objetos pesados.

Estresse Físico [ ] [ ] [ ] [ ]

Estresse Mental [ ] [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Ladino(a)

Aspectos

Conceito: Caçador de tesouros e afins

Dificuldade: Será que isso é valioso?

Outros: Faro para tesouro (+ 2 aspectos)

Perícias:

+4: Roubo

+3: Atletismo, Furtividade

+2: Enganar, Investigar, Percepção

+1: Atirar, Contatos, Ofícios, Lutar

Façanhas

Mão leve: +2 ao superar com Roubo quando furtar objetos.

Passos de gato: +2 ao superar com Furtividade quando andar silenciosamente.

Sabotagem: +2 ao superar com Roubo quando desarmar trancas, cadeados e fechaduras.

Estresse Físico [ ] [ ]

Estresse Mental [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Mago(a)

Aspectos

Conceito: Discípulo da Ordem Arcana

Dificuldade: O mundo é bonito, segundo o que li

Outros: Devo ter lido sobre isso (+ 2 aspectos)

Perícias:

+4: Conhecimentos

+3: Contatos, Investigar

+2: Atirar, Recursos, Vontade

+1: Atletismo, Comunicação, Ofícios, Percepção

Façanhas

Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Conhecimentos quando gerar uma proteção mágica num alvo.

Rajada arcana: +2 ao atacar com Atirar quando disparar uma rajada mágica através do cajado.

Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Atirar e afetar a todos numa zona.

Estresse Físico [ ] [ ]

Estresse Mental [ ] [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Até.

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Sobre Jaime Rangel

Jaime "JJ" Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias (antes através do Juca's Blog e Roleplayer). Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele).