Diário de Campanha — Herança: Organizando a Campanha

O RPG é algo extremamente simples para quem já pegou a ideia geral de como uma partida funciona, mas ao mesmo tempo ele é bastante hostil para quem nunca teve a oportunidade de participar de uma mesa. É algo que (quase sempre) difere totalmente de tudo o que as pessoas conhecem como sendo um jogo. Convenhamos, como não ficar assustado com algo que se restringe a fichas, alguns poucos dados e um gigantesco manual de instruções?
Como em geral não tem peças, tabuleiros ou qualquer outro apoio visual para que se compreenda o que está acontecendo, o RPG parece exigir muito do conhecimento de regras e da imaginação dos jogadores. Mas fique tranquilo, isto é apenas parcialmente verdade. No final das contas, tudo o que ele precisa pra funcionar é de um pouco de vontade de fazer a partida acontecer. Se você está lendo isto aqui, já tem quase tudo o que precisa pra jogar; e se ainda não tiver, espero ajudá-lo a conseguir.
heranca-caixa
O que é um Diário de Campanha?
Um diário de campanha é a transcrição resumida de diversas aventuras de RPG que estou atualmente jogando e narrando, sempre com os mesmos personagens. Foi a maneira que encontrei de passar um pouco dos dois lados de uma partida para vocês. Desta forma, os textos contarão a história que serve de pano de fundo para as aventuras e também terão quadros explicando as opções e escolhas em regras dos jogadores e minhas como narrador. Se tudo der certo, além de desafogar meus arquivos o diário também vai servir como uma espécie de “tutorial de jogo”, pelo menos da forma como eu lido com ele.
O sistema que escolhi (claro) foi o 3D&T Alpha. E como se trata de uma transcrição, o texto final não é tão engraçado e improvisado como seria em uma mesa. Ao fazer as transcrições tenho tempo e certa liberdade pra repensar sobre os rumos da história, o que deixa as coisas um pouco menos caóticas. Mesmo assim, conforme os personagens ficam mais e mais poderosos, certas situações que são típicas de Defensores de Tóquio aparecem.
Num primeiro momento, irei detalhar o processo de criação de personagens. Estas regras estão presentes no próprio Manual 3D&T Alpha que você pode baixar gratuitamente ou adquirir a versão física no site da Editora Jambô. Também usamos as regras do Manual do Aventureiro Alpha e uma pitada aqui e ali das regras que farão parte do futuro Tormenta 3D&T Alpha. Recomendo fortemente a compra destes títulos. =)
Cada capítulo do Diário será dividido em quatro partes:
Quem são os heróis: um breve resumo dos personagens mais importantes da aventura, em geral os protagonistas e mais raramente algum dos vilões. Os personagens principais terão matérias próprias com as fichas e históricos aqui no site, ao passo que NPCs menores e monstros poderão ser publicados em blocos com duas ou mais fichas, de acordo com as necessidades da aventura.
A história até aqui: um breve resumo do que já aconteceu e em que pé está a campanha. Assim, se estiver chegando agora (ou não estiver com muita paciência pra ler o que já aconteceu antes), é possível estar por dentro de tudo rapidamente em poucos parágrafos. Acho especialmente útil conforme a história cresce (mas fico feliz caso queira voltar e acompanhar tudo desde o início)
O Episódio: a transcrição do texto da aventura, num formato narrativo. No meio do texto, em quadros com cores diferentes, irei trazer as regras ou possíveis rolagens de dados que os personagens tenham realizado durante a partida, explicando os rumos que a aventura tomou devido a algum acerto ou fracasso.
Impressões do Mestre: por fim, um tópico voltado apenas para comentários meus sobre como o jogo ocorreu, de que maneira a aventura mudou devido a escolhas do personagem ou sobre decisões mecânicas extraordinárias, caso ocorrer.
Minha intenção é postar material adicional complementar da aventura a cada 15 dias, intercalando com o diário de campanha em si, que também contará com alguns extras. Assim, mais ou menos a cada quinzena teremos um novo reporte de campanha aqui no RPGista.
Agradecimentos antecipados aos jogadores e companheiros aqui do site: Tiago “Oriebir”, diagramador de vários títulos da Jambô e criador do projeto gráfico dos livros de Brigada Ligeira Estelar com a ladina Selene, Fabrícius “Keitaro”, revisor da linha 3D&T Alpha com a street fighter Alyssa, Ásbel Torres, colunista do blog RPGista, autor de Cuervos & Cabrones e da maior adaptação de Ragnarök on-line para 3D&T com o bárbaro Gard, Douglas “Dzilla” Reis, autor do livro Dragão Celestial com o mago Kenlee e João Paulo “Moreau do Bode”, responsável pelas notícias e editor da Gazeta do Reinado no site da Jambô como o paladino Nick Fish.
E é isso, vejo vocês daqui há alguns dias no primeiro texto da campanha Herança, com a criação da personagem Selene.
Até lá. \o
Bônus: Dicionário RPGista!
3D&T: sigla para Defensores de Tóquio Terceira Edição, um sistema de jogo simples e divertido, ideal para iniciantes ou para jogadores que gostam de mangás, animes e games onde o absurdo é corriqueiro.
RPG: é a sigla para Role Playing Game, que pode ser traduzido como Jogo de Interpretação de Personagens. São jogos cooperativos em que um grupo de amigos criam uma história fictícia juntos.
Sistema de Jogo: são as regras que mostram como, quando ou o que pode ou não ser feito no mundo em que se passa a história que o grupo está contando. Existem milhares deles, voltados para todo o tipo de jogo. Em Herança, usamos o sistema 3D&T Alpha.
As imagens deste artigo são de autoria de Tiago “Oriebir

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Cavaleiro Morto disse:

    Aguardando para ler o que vem por aí 🙂
    Boa sorte nesta série

  2. Ásbel disse:

    Aê, cambada! 😀

Deixe uma resposta