X-COM: Ufo Defense

Origem

X-COM: Ufo Defense foi lançado em 1994 para PC pela Microprose, com o título de UFO: Enemy Unknow. É um jogo de estratégia tática em turnos, combinado com elementos de RPG e com uma árvore tecnológica no estilo de jogos 4x. O jogo unia um combate tático desafiador, administração de bases e equipamento, uma história envolvente e uma trilha sonora de arrepiar. Frequentemente consta em listas dos “Melhores Jogos de PC de todos os tempos” e pode ser adquirido pela STEAM.

História

É 1999, frente a uma invasão alienígena os governos do mundo se reúnem no Conselho de Segurança das Nações Unidas e decidem criar uma força tarefa secreta internacional para investigar, combater e derrotar a ameça alienígena. Reunindo os melhores soldados, pilotos, cientistas e engenheiros do planeta, o Conselho de Geneva cria a X-COM, Unidade de Combate Extraterrestre.

Personagens

Apenas os melhores foram chamados. Para participar da força tarefa foram selecionados soldados experientes de várias organizações: Boinas Verdes, Rangers e SEALs americanos, SAS ingleses, Spetnaz russos, BOPE e GATE brasileiros, 777 egípcios, KSK e GSG-9 alemães, Legionários da Legião Estrangeira…
Os personagens devem ter pelo menos 250 pontos, ser de origem militar, de preferência com foco em ações anti-terroristas, aerotransportadas, ou de guerra em terreno urbano. Devem ser física e mentalmente aptos, com bons atributos básicos (nenhum abaixo de 11), nenhuma desvantagem física ou mental incapacitante e muitas perícias de combate e sobrevivência. O modelo de personagem “Soldado da Fortuna” (B260) é um bom começo para se basear o personagem. Veja exemplos de personagens para X-COM nessa página: GURPS X-COM: F-24 is down.
O combate contra o inimigo extraterrestre é muito perigoso e o índice de baixas entre os agentes é alto. Se recomenda que os jogadores façam personagens “reserva” para o caso de seu personagem principal morrer ou caso ele tenha que passar férias na enfermaria.

x-com-ufo-defense

Missões

Recuperar OVNIs abatidos

As primeiras missões serão investigar os destroços de OVNIs abatidos pelos pilotos dos interceptadores. Nestas missões se enfrentarão poucos alienígenas, provavelmente feridos na queda da espaçonave. No começo apenas naves de patrulha das raças Sectoide e Flutuador são visitas frequentes, não carregando mais do que 10 alienígenas. Depois de algum tempo novas armas e aviões possibilitam abater naves de suprimento, pesquisa, terroristas e de batalha, com até 30 aliens fortemente armados, de raças perigosas, como Mutons e Etéreos, junto de suas unidades terroristas.

Atacar OVNIs pousados

As vezes é possível detectar a trajetoria de naves até que elas pousem e realizem suas missões de inteligência e pesquisa, reabastecimento de bases, coleta de animais e abdução de humanos, ou outras. Nesse caso a nave estará intacta no solo, o que é bom para capturar tecnologia alienígena não danificada, mas seus tripulantes não terão sofrido dano e estarão com todo armamento intacto, o que torna o combate mais perigoso.

Combater Terrorismo

Depois de um tempo os alienígenas deixam o combate secreto contra as forças do X-COM e partem para ataques terroristas contra cidades humanas. Tropas de 20 ou mais aliens acompanhados por suas unidades terroristas invadem cidades populosas e atacam os habitantes. Essa é uma das missões mais importantes para o X-COM, o patrocínio do programa depende da efetividade da segurança provida pelo X-COM aos governos financiadores. Se o X-COM falhar em defender uma cidade, o governo do país afetado pode diminuir os fundos para o programa ou até mesmo se desvincular do projeto.

Atacar bases alienígenas

Depois de algum tempo será a hora de levar a guerra aos aliens e partir para a ofensiva. Atacar suas bases na terra é um bom começo, pode evitar que a infiltração alienígena em algum país o leve a retirar-se do projeto X-COM, além de dar um duro golpe na organização alienígena e obter muitos recursos e tecnologia capturadas. O problema é que as bases são difíceis de atacar, o inimigo está lutando em seu elemento, é muito bem armado e bastante numeroso.

Defender a Base

Se uma base secreta do X-COM for descoberta, os aliens podem mandar uma nave de batalha para ataca-la. Eles destruirão os portões de acesso e dos hangares para invadir a base e entrarão com um efetivo comparável a uma missão de terror. Aqui os operativos do X-COM estarão em seu próprio elemento, mas deverão ter cuidado com os equipamentos e pessoal da base durante o combate. E não terão opção de bater em retirada, esse é um combate até o fim.

A Campanha

Se pode começar a campanha sem falar para os jogadores que jogarão X-COM. Simplesmente peça personagens militares que serão chamados para uma força contra-terrorismo internacional. Após treinamento os jogadores serão informados da natureza da ameaça e despachados para investigar o sítio de pouso de uma nave abatida pelos caças, lutar contra os sobreviventes e trazer de volta artefatos alienígenas para serem estudados pelos cientistas.
Após isso as próximas missões vão ficando mais desafiadoras, contra naves maiores, naves pousadas no lugar de abatidas e contra espécies alienígenas mais perigosas. Quando os personagens se mostrarem confiantes, comece a joga-los contra missões de terror alienígenas, fazendo com que arrisquem suas vidas para defender civis do massacre.
A medida que capturarem artefatos e prisioneiros vivos, eles ganham equipamentos mais poderosos, fruto do estudo da tecnologia alien, e inteligência sobre as táticas do inimigo. Para descobrir existência e localização do cérebro alien, eles devem capturar os comandantes da invasão. Eles só podem ser capturados invadindo uma base inimiga. Após interrogar esses lideres, eles descobrem que o cérebro comanda a invasão de uma base alienígena em Marte, nas planícies de Cydonia, dentro de uma piramide.
A base em Marte é o desafio final. Uma base enorme em que se encontram todas as raças alienígenas. Os operativos serão jogados contra os melhores soldados alienígenas, enfrentarão todas unidades de terror, e sofrerão  ataques mentais constantes até chegar no cérebro por trás da invasão.

Fontes e Inspirações

X-Com: Ufo Defense pode ser baixado no STEAM. Apenas 5 US$. Também estão disponíveis as continuações e outros jogos inspirados na franquia. Recomendadíssimo. – Desde que este arquivo foi escrito, uma nova versão de X-COM foi lançada. Fiel ao espírito do jogo original, com gráficos e jogabilidade atualizadas, é recomendadíssima também.
Ufopaedia é a fonte de informação definitiva para X-COM. Todos os Aliens, Equipamento, Naves Espaciais, a História e até alguns contos curtos para servir de props no jogo.
Niklas Jansen é um designer que fez uma interessante releitura da história do X-COM, junto com outro jogos da época e predecessores. Vale a pena visitar só pelos desenhos de personagens.
A seguir: todo Equipamento do jogo, e todos os Alienígenas.
Publicado Originalmente no GurpsNation em 02/08/2010

Você pode gostar...

Deixe uma resposta